Os diferentes tipos de limão mais comuns no mundo

Rate this post

O limão é um dos representantes do grupo das frutas cítricas, onde se encontram frutos mais azedos, com alto teor de vitamina C, tal como a laranja. Originário do continente asiático, o limão é um dos frutos mais versáteis e consumidos na culinária; visto que se adapta bem a receitas doces e salgadas. Desse modo, além de ser utilizado para fazer sucos e shots matinais, o limão também é muito utilizado para tempero de saladas; ou para fazer um delicioso mousse, ou complementar o sabor de um bolo fofinho e gostoso.

Mas, você sabia que não existe somente um tipo de limão? Pois é! Atualmente, existem diversos tipos de limão ao redor do mundo, embora os mais famosos no Brasil sejam de 4 tipos diferentes. Contudo, é importante ressaltar que, mesmo com tamanha diversidade, esse fruto possui diversos benefícios à saúde de quem o consome, auxiliando na digestão, na prevenção do envelhecimento precoce, dentre vários outros.

Limão (foto: https://br.freepik.com/fotos-premium/feche-acima-do-limao-fresco-para-o-fundo-do-alimento_6608818.htm)

Confira a seguir quais são os principais tipos de limão existentes no mundo, e conheça um pouco mais sobre cada um e sua aplicação na culinária.

Quais são os tipos de limão existentes no mundo?

  • Limão-siciliano – um dos tipos mais utilizados na culinária, esse limão se destaca por sua coloração bem amarelada, e por apresentar uma casca bem espessa. Além disso, possui um aroma bem leve e uma polpa suculenta bem concentrada, o que o torna tão popular na cozinha, onde é muito utilizado para a elaboração de bebidas e pratos diversos.

Limão-siciliano (foto: https://www.tecnologiaetreinamento.com.br/gastronomia-padaria/limao-siciliano-melhora-imunidade-e-previne-doencas)

  • Limão-galego – ao contrário da variedade anterior, esse tipo se caracteriza pela presença de uma casca bem esverdeada e um pouco mais fina; que se torna mais amarelada à medida que amadurece. Além disso, é bem pequeno, e costuma ser utilizado em substituição ao limão-taiti.
  • Limão-cravo – facilmente reconhecido por sua coloração mais alaranjada, foi obtido pelo cruzamento entre tangerina e limão. Uma vez que possui sabor e aroma bem característicos, com uma boa acidez, é muito utilizado na culinária; embora se destaque também pelos bons índices de vitamina C e de minerais, tais como fósforo, magnésio e cálcio.

Limão-cravo (foto: https://www.casaorganica.eco.br/limao-cravo-organico-500g)

  • Limão-taiti – o queridinho dos boêmios é o mais utilizado para a elaboração de bebidas, como a caipirinha. Além de ser extremamente suculento, é bastante doce, e possui poucas sementes em seu interior; sendo bastante utilizado na culinária. Sua coloração é bem esverdeada, o que o diferencia também, do limão-galego.

Limão-taiti (foto: https://www.manahdaterra.com.br/limao-taiti-mudas-com-enxertada-e-ja-produzindo)

  • Lima-kaffir – essa variedade é bastante encontrada na culinária oriental por suas propriedades aromatizantes. Além disso, se caracteriza por apresentar uma casca verde bastante enrugada, que se torna amarelada após a maturação.

Lima-kaffir (foto: https://pt.depositphotos.com/stock-photos/folhas-de-lima-kaffir.html)

  • Limão-meyer – um dos tipos mais utilizados nos Estados Unidos, essa variedade se popularizou por não ser tão cítrica; de modo que é bastante utilizada na elaboração de sobremesas. Sua aparência lembra bastante a do limão-siciliano, sendo amarelado e mais arredondado, porém com um aspecto um pouco mais brilhante.

Limão-meyer (foto: https://pt.dreamstime.com/photos-images/%C3%A1rvore-de-lim%C3%A3o-de-meyer.html)

Be the first to comment on "Os diferentes tipos de limão mais comuns no mundo"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.