Saci-pererê, uma das lendas mais conhecidas no Brasil

Saci-pererê, uma das lendas mais conhecidas no Brasil, tem seu nome originado do tupi-guarani, pois sua história é de origem indígena e teve início no período colonial.

A história é contada em praticamente todas as regiões brasileiras e, por isso, sofre alterações em cada região do País, que faz suas adaptações; além de ter mencionar três sacis que são o Pererê, o Trique e o Saçurá.

Saci-pererê

Saci-pererê (foto https://www.todamateria.com.br/saci-perere/)

Reza a lenda que o Saci nasceu do broto de bambu, permanecendo ali até os sete anos e, após esse período, vive aproximadamente setenta e sete, praticando suas travessuras entre os humanos e os animais. Após sua morte ele se torna um cogumelo venenoso.

Descrição

Inicialmente, o Saci era retratado como um personagem negro e endiabrado, que possuía duas pernas e um rabo, mas com a lenda sofreu influência africana; de forma que perdeu a perna lutando capoeira; e adquiriu o hábito de fumar o pito, ou seja, o cachimbo.

O seu típico gorrinho vermelho advém do folclore da região norte de Portugal, que era utilizado pelo lendário Trasgo, que possuía poderes sobrenaturais.

Muito brincalhão e travesso, o Saci surge como um redemoinho e gosta de assustar pessoas, em meio às matas e estradas da zona rural.

Principais Travessuras

Reza a lenda que as principais travessuras são trançar os cabelos dos animais, fazer sumir objetos (como os dedais das costureiras), e ainda, assobiar para assustar os viajantes; além de atrapalhar o trabalho das cozinheiras, trocando os recipientes de sal e açúcar ou fazendo-as queimar a comida.

Guardião das Ervas

Além de suas travessuras, é importante citar que o Saci possui o domínio das matas e, por isso, é o guardião das ervas e das plantas medicinais. Ele conhece suas técnicas de manuseio e de preparo, bem como a utilização que envolve os medicamentos feitos a partir de plantas.

Saci-pererê

Saci-perere (foto https://www.educacaoetransformacao.com.br/desenhos-do-saci-perere/)

Em muitas regiões, o Saci é considerado um personagem maléfico, devido ao seu conhecimento relativo às plantas, pois ele guarda e cuida das ervas sagradas presentes na mata; além de atrapalhar e confundir as pessoas que as coletam sem autorização.

Como capturar?

Segundo a  lenda para capturar o Saci-pererê, a pessoa deve arremessar uma peneira dentro dos redemoinhos de vento. Após a captura, é necessário retirar-lhe o gorro para prendê-lo em uma garrafa.

Be the first to comment on "Saci-pererê, uma das lendas mais conhecidas no Brasil"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.