Lenda do Barba Ruiva, uma das lendas mais conhecidas do Nordeste

Uma das lendas mais conhecidas do Nordeste brasileiro é a Lenda do Barba Ruiva, que conta a história de um rapaz encantado conhecido por correr atrás de moças que andam sozinhas nas beiradas de lago.

Embora não tão conhecida em outras regiões do país, a lenda é típica do estado do Piauí, uma vez que explica o surgimento do Lago de Parnaguá.

Lenda do Barba Ruiva (imagem: Canva)

Lenda do Barba Ruiva (imagem: Canva)

A lenda do Barba Ruiva

Reza a lenda que o Barba Ruiva é uma figura que, em um mesmo dia, pode tanto ser menino, quanto moço, quanto velho; e que é conhecido por ser filho da Iara, rainha das águas. Mas será que essa história é verdade?

Bom, o que se sabe é que, há alguns bons anos atrás, uma senhora ruiva morava com suas 3 filhas moças, e, um certo dia, começou a se sentir enjoada e cansada; descobrindo que estava grávida de seu namorado que havia desaparecido. Em razão disso, resolveu ter seu filho escondida na mata, o qual, logo após o nascimento, foi colocado em um tacho de cobre e lançado no rio.

Iara, a mãe das águas, ao ver aquilo ficou indignada, e tamanha sua fúria resolveu fazer com que houvesse uma grande enchente que cobriu todas as casas da região; e que deu origem ao lago Parnaguá, o maior lago natural do Brasil situado a cerca de 800 km de Teresina.

Depois de certo tempo, moradores da região passaram a ouvir o choro de um bebê no fundo do lago, e as lavadeiras que trabalhavam por lá viram então um menino de manhã cedo. À tarde, quando voltaram, havia um rapaz ruivo, que tentava beijá-las; e, à noite, um senhor já de barba branca. O que não se sabia, é que era a mesma pessoa, o recém nascido que fora acolhido por Iara.

Desse modo, o desejo de Barba-Ruiva é conseguir se aproximar de uma moça com o objetivo de que esta quebre o encanto que foi lançado nele ainda quando criança, para que não precise envelhecer até um idoso por todos os dias de sua vida.

Be the first to comment on "Lenda do Barba Ruiva, uma das lendas mais conhecidas do Nordeste"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.