Uma das plantas utilizadas na ornamentação não por suas flores, mas sim por sua simpatia é o pinheiro-de-buda, também conhecido como pinheiro-budista.
De nome científico Podocarpus macrophyllus, a espécie é muito utilizada em cercas vivas por ser um arbusto mais alto, embora também possa ser cultivado na forma de bonsai.

Podocarpus macrophyllus (imagem: Canva)
Características da espécie
O pinheiro-de-buda é uma espécie da família Podocarpaceae, que é originada na Ásia, em países como China e Japão. Ao contrário de muitas plantas ornamentais, que apresentam flores cheirosas e coloridas, essa espécie faz parte do grupo das gimnospermas, onde estão classificados todos os pinheiros e árvores sem frutos ou flores, como a Ginkgo Biloba.
Embora seja encontrada normalmente sob a forma de arbusto, essa planta pode atingir um porte arbóreo e chegar a medir em torno de 20 metros de altura; sendo seu crescimento ainda bem lento.
Suas folhas são bem pontiagudas, em tom de verde mais escuro e são bem brilhantes, o que torna essa espécie muito interessante para a ornamentação de ambientes externos. Além disso, como não se trata de uma angiosperma, possui estruturas semelhantes a inflorescências, mas que não possuem caráter ornamental.

Pinheiro-de-buda (imagem: Canva)
Como cultivar o pinheiro-de-buda?
A multiplicação do pinheiro-de-buda se dá através de estacas dos ramos, embora também possa se propagar por sementes. É importante que o solo de seu plantio seja bem fértil, e também seja arenoso; sendo possível seu crescimento inclusive no interior de vasos.
Por ser uma planta originada de climas tropicais e temperados, é necessário que haja uma rega frequente, mas sem encharcar o solo. Além disso, pode ser cultivada tanto sob sol pleno, quanto em meia sombra; sendo importante fazer podas regularmente para que a planta adquira o formato desejado pelo jardineiro ou paisagista.
Uma característica importante também é o fato de suas raízes serem mais delicadas, o que faz dessa planta uma boa opção também para plantio locais próximos a calçadas.
Be the first to comment on "Pinheiro-de-buda, plantinha simpática e rústica para a decoração"