A lenda da mandioca é uma tradição folclórica da região Norte, originada nas tribos indígenas da Amazônia, que conta a origem dessa bela planta. Assim como o guaraná e o açaí, que também têm sua origem explicada através de um conto, a mandioca tem sua história, haja vista sua grande importância. Esta planta, muito utilizada pelos indígenas, é uma das maiores fontes nutricionais, uma vez que possui grande versatilidade; desse modo, é utilizada para elaboração de farinhas, tapiocas, e diversas receitas deliciosas. Confira a lenda da mandioca.

Lenda da Mandioca
Reza a lenda que o cacique de uma das tribos da floresta tinha uma filha chamada Mara, que sonhava com o dia em que encontraria alguém e que se casasse. Certa noite, Mara teve um sonho com um rapaz muito belo, loiro, que descia da Lua e dizia que a amava. Após deixar a moça apaixonada, o rapaz desapareceu nos sonhos da índia, da mesma forma que havia aparecido. Passados alguns dias do estranho sonho, Mara percebeu que estava grávida.
A moça deu à luz a uma linda menina, branca como o luar e loira, assim como o rapaz com o qual Mara havia sonhado. A criança foi então nomeada como Mani, ou Mandi, e era adorada por todos os integrantes da tribo; era saudável e muito esperta. Entretanto, após algum tempo, a menina faleceu, sem demonstrar nenhum sinal de doença ou sofrimento; morreu enquanto dormia, e possuía um semblante sereno.

Mara, então, ficou desesperada, e resolveu enterrar sua filha dentro de sua oca, para que não precisasse dicar longe dela. Após chorar vários dias em cima do local onde havia enterrado Mani, e após seu leite ter sido derramado sobre a área, Mara percebeu que uma planta havia nascido. Alguns dias após, a terra ao redor começou a rachar, e a índia resolveu cavar a terra na esperança de encontrar sua filha viva.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Mara encontrou raízes que, após serem raspadas, eram muito brancas, da cor de sua filha. Entendeu, assim, que era um presente: Mani havia vindo à Terra para se transformar no principal alimento indígena, que seria fonte de vida para toda sua tribo. Foi assim que a planta recebeu então o nome de Mandioca, em homenagem à pequena índia.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp