A lenda do guaraná é um conto que tem sua origem na região Norte, principalmente entre os indígenas, e narra a história do surgimento do Guaraná. Esse fruto, bastante comum na região amazônica, por ter o formato de um olho humano, despertou a criatividade de muitas pessoas ao longo dos tempos; esse fato, consequentemente, proporcionou o contexto para o surgimento dessa bela lenda de grande importância para o folclore brasileiro.
Lenda do Guaraná
Reza a lenda que um casal indígena, ainda sem filhos, pediu ao deus trovão, Tupã, que lhe desse um de presente; e Tupã, sendo assim, realizou o desejo do casal. A criança, que era um menino, cresceu saudável, e ao longo dos anos foi se tornando esperto e amado por todos da tribo; levava uma vida bastante alegre, explorando as redondezas da floresta onde vivia.
Jurupari, por sua vez, era o deus da escuridão, muitas vezes relacionado aos pesadelos, e era conhecido por sua habilidade de se transformar em diversos animais. Com inveja do menino habilidoso e esperto que Tupã havia proporcionado ao casal de indígenas, o deus da escuridão resolveu matá-lo. Em um dos dias que a criança saiu para colher frutas, Jurupari transformou-se em uma serpente venenosa e atacou o menino. Tupã enviou trovões para alertar a família, mas quando os integrantes da tribo chegaram ao local, a criança já se encontrava morta.
Diante da grande tristeza que se instalou, caiu uma tempestade e um raio próximo ao corpo da jovem criança. Os pais logo entenderam que era Tupã enviando uma mensagem, que dizia que os olhos do menino deveriam ser plantados; ao fazerem isso, após um mês, surgiu uma fruta, que lembrava os negros de uma pessoa, o Guaraná. Essa fruta, que deveria ser comida por todos da tribo, seria responsável por ajudar na sobrevivência da tribo, além de conferir energia a todos aqueles que provassem dela.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp