Lenda do guaraná, tradição folclórica da região Amazônica

A lenda do guaraná é um conto que tem sua origem na região Norte, principalmente entre os indígenas, e narra a história do surgimento do Guaraná. Esse fruto, bastante comum na região amazônica, por ter o formato de um olho humano, despertou a criatividade de muitas pessoas ao longo dos tempos; esse fato, consequentemente, proporcionou o contexto para o surgimento dessa bela lenda de grande importância para o folclore brasileiro.

Lenda do Guaraná

Reza a lenda que um casal indígena, ainda sem filhos, pediu ao deus trovão, Tupã, que lhe desse um de presente; e Tupã, sendo assim, realizou o desejo do casal. A criança, que era um menino, cresceu saudável, e ao longo dos anos foi se tornando esperto e amado por todos da tribo; levava uma vida bastante alegre, explorando as redondezas da floresta onde vivia.

Guaraná (foto: https://www.acritica.com/channels/cotidiano/news/produto-natural-repele-insetos-e-melhora-plantio-de-guarana-no-interior-do-am)

Jurupari, por sua vez, era o deus da escuridão, muitas vezes relacionado aos pesadelos, e era conhecido por sua habilidade de se transformar em diversos animais. Com inveja do menino habilidoso e esperto que Tupã havia proporcionado ao casal de indígenas, o deus da escuridão resolveu matá-lo. Em um dos dias que a criança saiu para colher frutas, Jurupari transformou-se em uma serpente venenosa e atacou o menino. Tupã enviou trovões para alertar a família, mas quando os integrantes da tribo chegaram ao local, a criança já se encontrava morta.

Diante da grande tristeza que se instalou, caiu uma tempestade e um raio próximo ao corpo da jovem criança. Os pais logo entenderam que era Tupã enviando uma mensagem, que dizia que os olhos do menino deveriam ser plantados; ao fazerem isso, após um mês, surgiu uma fruta, que lembrava os negros de uma pessoa, o Guaraná. Essa fruta, que deveria ser comida por todos da tribo, seria responsável por ajudar na sobrevivência da tribo, além de conferir energia a todos aqueles que provassem dela.

Be the first to comment on "Lenda do guaraná, tradição folclórica da região Amazônica"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.