A flor-de-maio (Schlumbergera truncata), também conhecida como flor-de-seda, é um cacto imponente que enfeita casas e jardins brasileiros. Como seu próprio nome popular indica, essa bela espécie, embora seja bem tímida durante grande parte do ano, apresenta, nos meses mais frios, uma floração intensa e colorida; chamando a atenção não somente dos apaixonados por plantinhas, mas dos curiosos que buscam conhecer um pouco mais dessa bela espécie.
Descrição da espécie
Voltando às aulas de biologia, sabe-se que a flor-de-seda é uma angiosperma, ou seja, uma representante do grande grupo das plantas com flores e frutos; como o ipê-branco, a azaleia, e o girassol mexicano. Contudo, ao contrário do que muitas pessoas pensam, essa espécie faz parte da grande família Cactaceae, onde estão os queridos e conhecidos cactos.
Pois é, e uma das principais características que podem ser visualizadas são seus caules esverdeados, chamados cladódios, que são bastante confundidos com folhas. Estes, além de apresentarem função de realizar fotossíntese, possuem um parênquima aquífero bem desenvolvido, de modo que os permite acumular água. Além disso, suas flores são extremamente delicadas, lembrando a textura de seda, bem grandes, e apresentam coloração bastante variada, podendo variar do branco até os tons mais escuros.
Como cultivar a flor-de-maio?
Uma coisa interessante de se ressaltar é que, a flor-de-seda é considerada uma planta epífita, que cresce sobre o caule de outras plantas, como as orquídeas. Contudo, devido a inovações nos ramos de agricultura e jardinagem, além de novas cores terem sido obtidas, novas técnicas de cultivo foram desenvolvidas para que o desenvolvimento da flor-de-maio ocorresse da melhor maneira possível.
Com isso, o primeiro ponto a se levar em consideração no cultivo dessa planta é o tipo de solo, que deve ser bem irrigado, porém não deve ser encharcado, mantendo-se bem leve e fértil, com pH médio no valor de 6. Um dos melhores tipos de vaso para se cultivar a flor-de-maio é em xaxins, que podem ser pendurados, auxiliando na decoração do ambiente; e que devem conter um pouco de pedra brita e substratos bem férteis.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Em relação ao sol, é necessário que essa espécie seja banhada por sol em um curto período do dia, não sendo muito exigente em relação à quantidade de sol. Contudo, após florescer, é necessário que ela seja bem exposta ao sol para garantir que a floração ocorra da melhor maneira possível. Mas, lembre-se: temperaturas muito altas e muito baixas podem comprometer a floração, que é muito apreciada por abelhas e pássaros, como o beija-flor.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp