Azaleia (Rhododendrom sp.) é uma planta originária da China e do Japão; e chegou ao Brasil com os imigrantes japoneses, que a disseminaram em várias regiões brasileiras.
Seu nome significa árvore de rosas, pois ela se cobre de flores, enfeitando o local onde está presente; atraindo diversos insetos para suas belas e coloridas flores.
A planta sofreu alterações genéticas, que originaram diversas flores em variadas tonalidades, tais como vermelha, rosa, roxa, branca e inúmeras combinações mescladas.

Azaleia (foto: Ângela Quinelato – www.coisasdaroca.com)
Conheça a Azaleia
Planta de pequeno porte, que pode atingir até dois metros de altura, mas há variedades menores ou mini-azaleias, que são ideais para pequenos locais; além de serem usadas para preparação de bonsais, que são as mini-árvores japonesas.
Elas são arbustos de ramos lenhosos formados pela hibridação e seleção entre várias espécies, que dão origem às variadas tonalidades.

Azaleia (foto: Ângela Quinelato – www.coisasdaroca.com)
Cultivo da Azaleia
Ela prefere luz direta uma boa parte do dia, solo bem drenado, rico em nutrientes e propaga-se por estacas. Para garantir seu florescimento a planta deverá ser podada ao final de cada florada; além de receber uma boa adubação.
O vaso da planta deverá ficar em local seco e fresco, além de estar umedecido sem encharcamento. As flores murchas deverão ser retiradas para evitar doenças e garantir a produção de outros botões. Ao terminar a florada, ela deverá ser podada e receber uma adubação própria que não deverá tocar na planta.
Para a adubação, poderá ser usada a torta de mamona, farinha de osso e cinzas. Deverá ser bem misturado em cada vaso, uma vez ao mês e espalhado uma colher de sopa, para vasos grandes; ou de sobremesa, para vasos médios.

Azaleia (foto: Ângela Quinelato – www.coisasdaroca.com)
Onde encontrar a Azaleia?
Ela é encontrada em quintais das casas de roça, jardins, jardineiras, canteiros, praças e em sites que comercializam mudas e sementes de plantas. Ela também faz parte de projetos paisagísticos colorindo os espaços onde estão presentes.
Be the first to comment on "Azaleia, e seu colorido que encanta e enfeita onde está presente"