Funcho (Foeniculum vulgare Mill.) possui origem indefinida; mas acredita-se que ele é originário da Ásia e utilizado desde os tempos mais remotos; na medicina popular, para alívio de diversos males. Ele é conhecido também como erva-doce.
Ele chegou ao Brasil com os colonizadores e espalhou-se por quase todas as regiões, sendo empregado de diversas formas.
Conheça o funcho
É uma planta de ciclo perene, que se adapta às variadas temperaturas climáticas, mas prefere solo rico em nutrientes e rega constante, sem encharcamento.
Produz flores amareladas que são polinizadas por abelhas e suas sementes são amarronzadas e responsáveis por sua propagação. A divisão de touceiras é outra forma de distribuição da planta, que é de fácil cultivo, seja em vasos, floreiras, jardins e hortas.
Propriedades do Funcho
Ele possui diversas propriedades tais como analgésica, digestiva, carminativa, anticancerígena, diurética, expectorante, lactígena, anti-inflamatória, antioxidante e antiespasmódica. É rico em vitaminas A, C e diversos sais minerais tais como cálcio, ferro, magnésio, potássio e zinco; além de fibras e proteínas.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Benefícios do Funcho
Seu consumo regular auxilia na digestão, na eliminação de gases, como sedativo, na prevenção do envelhecimento precoce e no fortalecimento do sistema imunológico; além de ajudar no controle da pressão arterial.
Desde os tempos mais remotos é utilizado na medicina popular, nos rincões brasileiros, principalmente para cólicas dos bebês e problemas intestinais.
Utilização do Funcho
Suas sementes são utilizadas em forma de chá ou na preparação de bolos, balas, sorvetes, biscoitos, tortas e diversas preparações culinárias.
Seus bulbos ainda verdes são ingeridos crus ou levemente cozidos em acompanhamento de diversos pratos para realçar o sabor dos alimentos.
O extrato da planta é amplamente utilizado pela indústria cosmética para a fabricação de diversos cosméticos e produtos de higiene corporal.
Onde encontrar o funcho?
Ele é encontrado em quintais das casas de roça, em hortas domésticas, em feiras livres, mercados municipais e em casas que vendem produtos orgânicos.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp