Estragão conhecido desde a antiguidade por causas de seus benefícios para a saúde

Estragão (Artemisia dracunculus) de origem mediterrânea, muito popular na culinária francesa, é conhecido também como Erva-dragão, Estragão-Francês e Pequeno-Dragão.

Conheça o Estragão

É uma erva aromática, de ciclo perene, que alcança até quatro metros de altura. Ela prefere meia sombra, solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento. Produz flores brancas, aromáticas, que são muito visitadas por insetos. Propaga-se por sementes ou mudas.

Há duas principais variedades da planta, sendo uma mais aromática, que não produz sementes férteis, conhecida como estragão-francês e outra mais selvagem, de pouco aroma, que se reproduz com facilidade.

Propriedades do Estragão

É rico em vitamina C, potássio e cálcio. Possui propriedades antibacteriana, diurética, desintoxicante, anti-inflamatória, digestiva, anticancerígena e antioxidante.

Ingerido com frequência, auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de inchaços do organismo.

Ele é usado na medicina popular, em forma de chá, para limpeza do corpo, para facilitar a digestão, no combate aos gases intestinais, dores de dente, inflamação nas gengivas e para evitar vermes intestinais.

Utilização do Estragão

Ele é usado na composição de ervas finas,  sendo fresco ou desidratado; além de ser empregado em uma infinidade de pratos, que vão desde ovos, frango, peixe, vitela, cordeiro, manteiga, maionese, sopas, sucos, cremes e molhos, bebidas, saladas, vinagres, embutidos, pães e conservas.

Ele é amplamente usado pela indústria cosmética para preparação de loções, cremes e sabonetes para higiene corporal e prevenção da saúde da pele, pois é rico em óleos essenciais, que auxiliam na saúde como um todo. Ele é utilizado na fabricação de shampoos e condicionadores auxiliando na saúde e na beleza dos fios.

Onde encontrar o Estragão?

Ele é encontrado em quintais de roça, em feiras livres, mercados municipais, em hortas domésticas e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Estragão (foto fonte www.produto.mercadolivre.com)

Estragão (foto fonte www.produto.mercadolivre.com)

Estragão (Foto: http://www.farmaciadanatureza.com.br/estragao-russo-ou-erva-do-dragao/)

Estragão (Foto: http://www.farmaciadanatureza.com.br/estragao-russo-ou-erva-do-dragao/)

Be the first to comment on "Estragão conhecido desde a antiguidade por causas de seus benefícios para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.