Cuscuz: prato africano que conquistou o coração dos brasileiros

Um dos pratos mais conhecidos e amados da região nordeste é o cuscuz, um prato feito a base de milho, que acompanha muito bem um deliciosos cafezinho; e que pode até mesmo substituir o arroz.

Mas, embora o prato seja muito consumido não só no nordeste, mas em diversas regiões brasileiras, sua história é uma verdadeira viagem; que parte do continente africano, passa pelos indígenas, pelos povos sertanejos, até se difundir pelo Brasil. Que tal conhecer?

Cuscuz (imagem: Canva)

A origem do Cuscuz

Segundo os registros históricos, o cuscuz teria surgido na região do Norte da África, que já se encontra próximo ao Oriente Médio, como uma comida que era destinada aos mais pobres. Contudo, assim como a grande maioria dos pratos típicos que conhecemos hoje, há algumas versões que indicam uma história ainda mais antiga, antes de Cristo.

Mas, em ambas as histórias, foi a partir do norte africano que o cuscuz chegou à Europa, principalmente à região da Península Ibérica; de onde partiram, principalmente, as embarcações rumo às colônias americanas no período das Grandes Navegações. Desse modo o cuscuz chegou também ao Brasil, já no início da colonização do país.

Embora a receita inicial seja elaborada com trigo e sêmola, no Brasil, um dos grãos mais disponíveis, principalmente no nordeste, era o milho; que já era cultivado pelos povos indígenas, de tal forma que sua introdução na dieta indígena se deu de forma bem forte. Mas, é importante ressaltar também que os africanos que foram escravizados em terras brasileiras também trouxeram consigo a cultura de se alimentar de cuscuz; o qual era preparado pelas mulheres com o milho farto do país, e vendido pelas escravas.

Farinha de milho (imagem: Canva)

A partir daí, toma forma o cuscuz nordestino, a base de milho, e que se popularizou pelo país, atingindo diferentes regiões onde adquiriu novos sabores; tal como na região norte, onde o leite de coco foi adicionado, e deu um sabor adocicado ao cuscuz.

Já no estado de São Paulo, onde o cuscuz paulista também tem o seu lugar, a receita não é feita em uma cuscuzeira, mas no forno, e pode levar mandioca, camarão, dentre outros ingredientes. E em Minas Gerais, acrescenta-se açúcar, queijo e outras iguarias, que fazem com que o paladar seja único.

Curiosidades

Além de possuir diversas receitas, que fazem desse prato de grande importância cultural nas mais diversas regiões brasileiras; o que fez com que, em 2020, o cuscuz fosse tomado como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Ah, e para completar, essa iguaria gastronômica tem até um dia especial para sua celebração; sendo o dia 19 de março o “Dia Mundial do Cuscuz”.

Be the first to comment on "Cuscuz: prato africano que conquistou o coração dos brasileiros"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.