Zorra – objeto usado para transporte de cargas

Você, leitor, já ouvir alguém dizer sobre um meio de transporte de cargas, usado nas roças, conhecido pelo nome de zorra? Se a resposta foi não, não se assuste. Muito provavelmente, uma parcela gigante dos leitores desta postagem nunca ouviu nada sobre a zorra.

Em tempos passados, em que o transporte através de veículo motorizado não era muito habitual; muitas mercadorias eram transportadas por meio de tração animal. O uso de animais como cavalos, jegues, burros e bois para transporte foi muito comum no passado. Esses animais eram usados para puxar carroças, charretes, carretões, carros de boi, arados, grades e, também, a zorra.

Zorra com uma junta de bois e uma junta de novilhos para treino (Foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Conhecendo a zorra:

Trata-se de um objeto formado por um tronco de árvore com dois galhos que se bifurcam, à semelhança da letra Y. Sobre a parte que se abre (correspondente aos dois tracinhos da letra Y), colocam-se réguas de madeira para formar uma base de apoio para colocar a carga.
Na base do objeto (parte de baixo da letra Y) coloca-se um gancho, onde a corrente que está ligada aos bois é fixada. Esse gancho, em muitos casos, nada mais é do que uma enxada que é enterrada no tronco, deixando apenas a parte onde se coloca o cabo para fora.
Dependendo do peso da carga, o número de bois usado pode variar; é muito comum o uso de 1 ou 2 juntas de boi (uma junta corresponde a dois animais).

A zorra era usada para transporte de sacos de milho, arroz, feijão ou qualquer outro grão, produzido nas pequenas  propriedades rurais. Também era usada para transporte de arado a bois; muito usado no passado, antes da chegada dos atuais tratores.

Zorra (Foto: Evandro Marques – www.coisadaroca.com)

Atualmente, a zorra praticamente não é mais encontrada. Somente em algumas pequenas propriedades rurais; nas quais o transporte à base de tração animal ainda é frequente é que o objeto ainda resiste.

 

 

Be the first to comment on "Zorra – objeto usado para transporte de cargas"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.