Pá artefato que esteve presente nos rincões brasileiros

Pá artefato que esteve presente nos rincões brasileiros; e foi uma das ferramentas muito utilizadas para irrigação de hortas domésticas, que ficavam nos quintais das casas de roça.

Conheça a Pá

Ela era confeccionada em lata de tamanho médio, que era recortada em forma de retângulo. Duas das pontas eram amassadas e engatadas a um cabo mediano, que poderia ser feito de vara de bambu. Para firmeza da lato ao cabo, havia a necessidade de pregá-la com pregos para garantir sua resistência. Ao meio, ela furada e amarrada com arame para ficar ainda mais forte.

Utilização da Pá

As hortas domésticas, que ficavam nos quintais das casas, eram cuidadas pelas mulheres e crianças, que tinham a obrigação de aguar as hortaliças e vegetais, que eram plantados para garantir a alimentação da família.

Ao meio e lateral das hortas, haviam pequenos poços d’água, que iriam garantir a rega diária das plantas. As mulheres ou crianças, responsáveis por jogar água, pegavam a pá e a mergulhavam no poço, para retirar a água e jogá-la nos canteiros. Tal movimento era repetido por várias vezes até que a terra ficasse molhada.

O utensílio era mais leve que o regador e; por isso era utilizado para cuidar de pequenos canteiros de plantas, pois com a pá andava-se menos e molhava mais espaços do canteiro. Tinha que ser feito com cuidado, pois se  água caísse com muita força poderia prejudicar as plantas.

As casas de roça tinham muitas crianças e as tarefas eram divididas, primeiro porque tinha-se muito serviço e em segundo lugar para evitar brigas. Era muito comum os irmãos pegarem a pá e baterem no outro, gerando grande confusão nos quintais. Mas após a briga todos brincavam e pulavam pelos grandes terreiros das casas.

Onde encontrar a pá?

Ainda existem famílias das roças, que mantêm a tradição do cultivo de hortas e a rega delas manualmente, via regador ou mesmo com a pá. Mas ultimamente é muito raro encontrar a pá como artefato para cuidar das plantas.

 

Be the first to comment on "Pá artefato que esteve presente nos rincões brasileiros"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.