O arco e Ferro de Pua são também chamados de ancestrais das furadeiras; pois se você, leitor, sempre morou em áreas urbanas, principalmente, nas maiores cidades, provavelmente nunca ouviu falar no arco e no ferro de pua.
Isso porque todo serviço de perfuração de paredes, madeiras, plásticos, metais ou outro material é feito por máquinas furadeiras manuais ou em oficinas. Acontece, porém, que até meados da década de 1980, pouquíssimas propriedades rurais no Brasil possuíam energia elétrica; portanto o trabalho para perfurar uma peça era manual, com o arco e ferro de pua.

Conheça o Arco de Pua
O arco de pua é o instrumento no qual se coloca a broca, ou ferro de pua, que corresponde à porção responsável pela perfuração. Ele possui uma parte giratória, que lembra uma manivela, em cujo centro há uma parte mais grossa, normalmente de madeira; no qual se coloca uma das mãos para fazer girar e fazer força.
Em uma das extremidades dessa peça há uma peça arredondada, normalmente de madeira, onde se coloca a outra mão e também faz força. Como se vê, toda a força necessária à perfuração da peça deve ser feita pela própria pessoa. Na outra extremidade da manivela coloca-se o ferro de pua, uma peça com ponta guia e rosca. Há ferros de pua com diferentes calibres de rosca. A imagem acima mostra um arco com ferro de pua.
Como se percebe pela imagem acima, a ferramenta é bastante simples e de fácil operação. Com um pouco de treino; a pessoa passa a operá-la com destreza. E com uma boa broca (ferro de pua; ferro de furar) não é preciso muito esforço para perfurar madeiras, mesmo as mais duras. Apesar da rusticidade e aparente simplicidade, não se pode deixar de enaltecer que a engenhoca desempenha muito bem o seu papel; basta saber operá-la.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Ainda hoje é possível comprar esse instrumento. Há, inclusive, oficinas restauradoras. Para quem tem algum objeto esquecido em algum canto de um sítio, da época do avô ou mesmo bisavô; vale a pena restaurá-lo e, dessa forma, conservar um pouco da história das máquinas.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp