Queixada, um dos mamíferos comuns do cerrado brasileiro

Um dos mamíferos que integram a fauna do cerrado brasileiro é a queixada, também conhecida como porco-do-mato, cujo nome científico é Tayassu pecari.

Encontrada desde o México até o sul da América do Sul, essa espécie apresenta hábitos onívoros e pode viver em bandos de até 300 indivíduos.

Tayassu pecari (imagem: Ana Cotta – Wikimedia Commons)

Características da espécie

Assim como as demais espécies de porcos, a queixada é um representante do grande grupo dos mamíferos; de modo que apresenta um corpo cheio de pelos, além de apresentar glândulas mamárias, as quais serão fonte de alimento para os filhotes.

Caracterizado pela cor mais escura, o porco-do-mato também apresenta uma mancha de pelos mais claros na região inferior ao queixo; e, assim como veados e lhamas, fazem parte do grande grupo dos Cetartiodactyla, onde estão classificados mamíferos ungulados com um número par de dedos nas patas.

Além disso, se caracterizam pela presença de caninos superiores pequenos, e estômago dividido em 3 câmaras; tendo também, um comprimento que pode chegar a mais de 1 metro, e um peso médio de 40 kg.

Queixada (imagem: Wikimedia Commons – Bernard Dupont)

Hábitos do Queixada

Essa espécie possui tanto hábitos diurnos, quanto noturnos, e é encontrada principalmente em regiões de mata e florestas; no solo, onde encontram seus alimentos principalmente com auxílio do olfato e de suas presas que auxiliam a cortar raízes que lhe servem de alimento.

Além disso, por se tratar de uma espécie onívora, a queixada se alimenta de uma grande variedade de alimentos; tais como sementes (principalmente pinhão), frutos, minhocas, ovos de aves, larvas de insetos, dentre outros.

Uma outra curiosidade sobre os hábitos dessa espécie consiste no fato de que, além de viverem em bandos de cerca de 50 a 300 indivíduos, incluindo machos e fêmeas de diferentes idades; são animais muito territorialistas, de modo que o bando se reúne para demarcar território. Dessa forma, podem ser um pouco agressivos, e, com isso, batem o queixo, o que confere a essa espécie o nome popular de queixada.

Sua reprodução, assim como dos demais mamíferos, ocorre por meio de uma gestação, que dura em torno de 250 dias; a qual origina filhotes de tom mais avermelhado, que possuem uma listra mais escura na região do dorso.

Filhote de queixada (imagem: Flickr)

Curiosidades sobre a Queixada

O porco-do-mato é um animal que possui uma capacidade de comunicação muito grande, dispondo de sinais olfativos, químicos e auditivos; de modo que cada um deles significa algo diferente para o indivíduo alvo.

Além disso, trata-se de uma espécie bastante vulnerável à extinção, que sofre riscos em razão do crescimento da agricultura e aquacultura, bem como do desenvolvimento residencial.

Be the first to comment on "Queixada, um dos mamíferos comuns do cerrado brasileiro"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.