Muçurana, serpente conhecida como a “cobra-do-bem”

Uma das serpentes mais frequentemente encontradas no Brasil é a Muçurana, também conhecida como cobra-preta, ou cobra-do-bem. Distribuída desde a América Central até o sul da Argentina, a espécie Clelia clelia é não peçonhenta, que habita principalmente os biomas de caatinga e cerrado.

Embora seja muito confundida com representantes da família zoológica Boidae, onde estão classificadas as jiboias e sucuris em razão de seu tamanho e de sua capacidade de constrição; a cobra-do-bem faz parte da família Colubridae, e é conhecida por ser ofiófaga; sendo capaz de se alimentar de serpentes peçonhentas.

Clelia clelia (imagem: Wikipedia – https://bit.ly/36hAnqf)

Conheça a espécie

A muçurana é uma representante dos colubrídeos que se destaca por algumas características principais, como sua coloração; a qual é preta quando adulta, com tons mais azulados, e uma grande faixa branca atravessando a região ventral; e mais rosada quando jovem, com a cabeça de coloração mais escura.

Seu tamanho também é bastante peculiar, podendo chegar a cerca de 2,4 metros de comprimento; e sua dentição é do tipo opistóglifa, de modo que suas presas são localizadas na região posterior da boca; auxiliando também no manuseio de suas presas.

Assim como as demais serpentes, possui um corpo alongado e cilíndrico, recoberto por escamas e sem membros; além de apresentar uma língua bífida, e não ter pálpebras móveis.

Muçurana jovem (imagem: Adrián Afonso – alguns direitos reservados (CC BY-NC-SA)

Hábitos da Muçurana

De hábitos terrícolas, a muçurana é bastante encontrada principalmente entre os estados do sudeste e do centro-oeste do Brasil, embora tenha uma distribuição bem ampla pelas Américas Central de do Sul. Assim como as demais serpentes, a cobra-preta é carnívora, e se alimenta principalmente de outras serpentes, como a cascavel e jararaca; uma vez que é imune ao veneno destas.

Contudo, vale ressaltar que a muçurana não é imune ao veneno das corais verdadeiras, do gênero Micrurus; e, caso não consiga serpentes para se alimentar, pode incluir outros animais em sua dieta, tais como roedores e alguns lagartos; os quais mata por constrição. Em razão desse comportamento ofiófago, e de não ser nociva aos humanos, é conhecida também como cobra-do-bem.

Em termos de reprodução, a muçurana é uma espécie ovípara, que bota ovos onde irão se desenvolver seus filhotes; e pode ser encontrada frequentemente próxima a áreas alagadas.

Be the first to comment on "Muçurana, serpente conhecida como a “cobra-do-bem”"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.