Jiboia-arco-íris, serpente constritora que chama atenção por sua beleza

Rate this post

A jiboia-arco-íris (Epicrates crassus), também conhecida como salamanta, é uma espécie de serpente muito conhecida por sua beleza peculiar. Distribuída principalmente em áreas de cerrado, essa espécie é encontrada predominantemente nas regiões sudeste, norte e centro-oeste; embora também seja comum no sul do Brasil.

Jiboia-arco-íris (foto: http://michelpassosherpetolife.blogspot.com/2014/07/epicrates-crassus-cope-1862.html)

Descrição da espécie

A salamanta é um réptil da ordem Squamata, na qual estão classificados lagartos, serpentes e cobras-de-duas-cabeças. Por ser uma serpente da família Boidae, compartilha algumas características com outras belas espécies, tais como a jiboia e a sucuri. Desse modo, além de não possuírem membros em seu corpo recoberto por escamas; apresentarem língua bífida e olhos sem pálpebras móveis; as espécies de boídeos são áglifas, ou seja, não possuem presa para inoculação de veneno, e também não possuem a fosseta loreal, que auxilia na percepção de presas.

Com isso, percebe-se que não se trata de uma espécie peçonhenta, mas sim uma espécie constritora; capaz de matar sua presa com sua força de estrangulamento. Sendo assim, é um animal musculoso, que possui um porte médio, com um comprimento que pode chegar a 1,5 metro. Além disso, possui a região dorsal de coloração parda, com manchas mais escuras, e o ventre mais amarelado.

Contudo, o que realmente chama a atenção nessa serpente; e que faz com que seu nome popular seja jiboia-arco-íris, consiste no fato de que, quando exposta ao sol, apresenta um fenômeno chamado de iridescência; em que os raios solares, ao entrarem em contato com cristais de guanina de suas escamas, são refletidos como em um prisma, e são divididos nas cores do arco-íris; resultando em um brilho e em uma coloração extremamente belos.

Salamanta (foto: https://www.nativealimentos.com.br/sustentabilidade/biodiversidade/animais/repteis/salamanta/46)

Hábitos da Jiboia-arco-íris

A salamanta, assim como as demais serpentes, são animais carnívoros, de modo que sua dieta é composta principalmente de aves e de mamíferos marsupiais, ou roedores; embora alguns anfíbios possam também estar incluídos em sua alimentação. Vale ressaltar que, ao contrário das cascavéis e jararacas, que possuem fosseta loreal, essa espécie possui uma fosseta labial para auxiliar na percepção do calor e movimento da presa; uma vez que é uma serpente de hábitos noturnos.

Já no que se refere à reprodução, é um animal vivíparo, ou seja, que dá origem a filhotes já desenvolvidos dentro do organismo da fêmea; que podem chegar a um número médio de 15 filhotes por gestação. Além disso, a salamanta é um boídeo que apresenta expectativa de vida relativamente longa, podendo chegar a viver até 20 anos.

Be the first to comment on "Jiboia-arco-íris, serpente constritora que chama atenção por sua beleza"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.