Um dos felinos brasileiros ainda não tão conhecidos pela população é o jaguarundi, também chamado de gato-mourisco ou gato-vermelho.
De nome científico Puma yagouaroundi, essa espécie habita desde os Estados Unidos, onde é mais raro, até a Argentina; habitando desde áreas arbustivas, a florestas mais fechadas. No Brasil, pode ser encontrada tanto na região da Mata Atlântica, quanto nos Pampas gaúchos.

Características do Jaguarundi
O jaguarundi é um representante do grupo dos mamíferos, sendo classificado como um felino, tal como a onça-pintada, a puma, e o gato-maracajá. Desse modo, trata-se de uma espécie carnívora, com algumas adaptações para a caça, como as garras longas e dentes bem afiados.
Contudo, ele possui algumas características bem peculiares, como o corpo comprido e delgado, assim como sua cauda, que é bem longa. Já sua cabeça se caracteriza por ser bem pequena, assim como suas patas, que são bem curtas. Chega a ter um tamanho 2 vezes maior que o gato doméstico, podendo alcançar os 7 kg.
Como seu nome popular sugere, trata-se de uma espécie que apresenta uma coloração variando do preto, ao castanho, podendo também chegar aos tons mais avermelhados. Uma curiosidade é que os indivíduos de cor mais escura, normalmente vivem em matas fechadas, ao passo que os mais claros vivem em áreas abertas; o que mostra um aspecto bem legal da evolução orgânica e seleção natural.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!
Hábitos do gato-vermelho
Assim como os demais felinos, o jaguarundi é um carnívoro, que se alimenta tanto de roedores, quanto de pequenas aves, e até mesmo de algumas espécies de tatus; sendo bem raro sua presa ultrapassar 1 kg de massa.
Ao contrário de muitos felinos que apresentam hábitos noturnos, essa espécie é ativa durante o dia, e também durante o crepúsculo. Além disso, assim como os demais mamíferos, a reprodução se dá por meio de uma gestação, a qual nessa espécie dura pouco mais de 2 meses, e pode originar até 4 filhotes por ninhada.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp