Quando se pensa em répteis, a primeira imagem que nos ocorre normalmente são serpentes, como cascavel, urutu-cruzeiro, sucuris, dentre outros. Todavia, esse grande grupo de animais ectotérmicos abriga uma grande diversidade de espécies, como as cobras-de-duas-cabeças, e muitas espécies de lagartos, como o teiú e a iguana.
A iguana (Iguana iguana), também conhecida como iguano ou tijibu é uma das espécies de lagartos mais conhecidas do território brasileiro; seja por sua ampla distribuição, que vai desde o Caribe até o sul da América do Sul, passando pelos biomas de Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga e floresta amazônica; ou ainda por sua imponência sustentada por uma coloração bela e por um tamanho bastante significativo.

Características gerais da espécie
A iguana é um réptil da grande ordem zoológica Squamata, que compreende animais ectotérmicos (cuja temperatura corporal varia com a temperatura do ambiente), que possuem hemipênis e que apresentam um forte desenvolvimento da mandíbula. Com uma boa expectativa de vida, essa espécie pode chegar a viver cerca de 13 anos, quando a forma adulta alcança em média 170 centímetros de comprimento, e cerca de 9 kg.
Mas, além do tamanho e da expectativa de vida, a beleza desse animal também chama a atenção de muitos olhares curiosos, haja vista que quando mais jovens, apresentam coloração esverdeada; a qual vai adquirindo tons castanhos à medida que o animal vai envelhecendo. Além disso, trata-se de uma espécie bem forte, com membros muito bem desenvolvidos, e escama bem espessas que contribuem para a proteção de seu corpo. Outra característica marcante dos tijibus é a presença de uma grande crista da cabeça até a região da cauda, e o apêndice gular, que é popularmente chamado de papo.

Hábitos da Iguana
Com sua coloração esverdeada, as iguanas normalmente vivem sobre árvores, onde ficam bastante camufladas, à espreita de suas presas. Isso porque os indivíduos do grupamento Iguania são animais do tipo “senta e espera”, de modo que ficam esperando a oportunidade de suas presas aparecerem. Desse modo, essa espécie onívora, que se alimenta tanto de proteína vegetal, quanto animal depende de alta capacidade visual para conseguir caçar.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!No que se refere à reprodução, as iguanas possuem um comportamento bem interessante, que consiste na realização de “afirmação-desafio”, que nada mais é do que machos balançando a cabeça para desafiar os oponentes no período reprodutivo. A partir daí, o macho que ganha a disputa e passa a ser o dominante é capaz de copular com várias fêmeas, garantindo a perpetuação de seus genes. Vale ressaltar também que trata-se de uma espécie ovípara, cujas fêmeas colocam cerca de 30 ovos por ano.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp