Cobra-de-vidro, réptil que desperta atenção e curiosidades

A cobra-de-vidro (Ophiodes striatus) é uma espécie de réptil encontrada nas regiões sul e sudeste do Brasil, e em algumas regiões do Uruguai e da Argentina. Conhecida popularmente como uma “cobra”, na verdade trata-se de um lagarto, que recebe esse nome devido a sua capacidade de autotomia caudal como comportamento de defesa.

Cobra-de-vidro (foto: https://www.achetudoeregiao.com.br/animais/cobra_de_vidro.htm)

Qual a diferença entre cobra e serpente?

Antes de descrevermos mais a fundo esse animal, é importante diferenciar alguns termos popularmente confundidos, que são os termos cobra e serpente. E, prepare-se para o trocadilho: toda serpente é uma cobra, mas nem toda cobra é uma serpente. Mas, o que isso significa?

O termo cobra, embora seja associado a espécies como cascavel, jiboia, urutu-cruzeiro, que são serpentes; refere-se a todos aqueles animais que possuem o corpo cilíndrico, vermiforme, que se locomovem por rastejamento. Desse modo, alguns exemplos de cobras são a cobra-cega, que é um anfíbio; a cobra-de-duas-cabeças; a cobra-de-vidro, dentre outros. Contudo, é importante ressaltar que, em algumas partes do planeta, o termo cobra é utilizado para descrever espécies africanas, também conhecidas como naja, o que faz com que o trocadilho já mencionado seja invertido.

Já o termo serpente é utilizado para se referir àqueles répteis que possuem o corpo recoberto por escamas, uma língua bífida, olhos sem pálpebras móveis, mandíbulas livres; tais como a jararaca-pintada, as corais, jiboia, sucuri, dentre outras belas espécies. Desse modo, percebe-se que, a cobra-de-vidro é um lagarto em formato de cobra, e não uma serpente.

Ophiodes striatus (foto: Gustavo Miguel Casás Ksiazenicki –  https://www.ecoregistros.org/site_br/imagen.php?id=145471)

Descrição e hábitos da Cobra-de-vidro

Esse réptil é um representante da grande ordem zoológica Squamata, e da família Anguidae; de modo que não apresenta membros anteriores, ao passo que os posteriores são extremamente reduzidos, quase vestigiais. Além disso, são animais que possuem pálpebras, corpo alongado, que pode chegar a 40 centímetros, e uma cauda frágil que pode ser perdida. Sua coloração é em tons de verde-oliva, com listras nas laterais do corpo.

Habitante de áreas mais úmidas, como matas, principalmente em solos recobertos por folhagens; é um animal carnívoro, que se alimenta principalmente de alguns artrópodes, além de larvas e de ovos. No que se refere à reprodução, é um animal vivíparo, que pode gerar até 20 filhotes por gestação.

Be the first to comment on "Cobra-de-vidro, réptil que desperta atenção e curiosidades"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.