Uma das principais aves da região amazônica é a cigana, também conhecida como jacu-cigano e catingueira, cujo nome científico é Opisthocomus hoazin.
Originada na África, essa ave tem uma beleza peculiar a alguns comportamentos típicos, além de ser específica da região Amazônica; sendo encontrada nas regiões norte e centro-oeste do país.
Características da espécie
O Jacu-cigano é uma ave que intriga muitos pesquisadores e taxonomistas do país, visto que se acredita que ela seja a única espécie representante da ordem zoológica Opisthocomiformes; além do fato de que sua morfologia é bem diferente de muitas das aves brasileiras, de modo que não se sabe ao certo qual o parentesco da cigana com as demais espécies de aves.
Considerada uma ave relativamente grande, ela pode chegar a medir em torno de 60 centímetros de comprimento, e ter um peso médio por volta dos 800 gramas; sendo sua cabeça bem pequena em comparação com o restante do corpo, e apresentando uma coloração mais azulada, com um bico mais robusto, e uma crista de cor castanha.
Já o seu corpo, normalmente se apresenta na cor marrom, embora algumas penas avermelhadas possam ser observadas também. Desse modo, sua cauda tem uma cor que lembra o bronze, com retrizes mais longas, e o peito mais esbranquiçado.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Curiosidades sobre a Cigana
O jacu-cigano é uma espécie conhecida por se alimentar de folhas, flores e frutos de alguns vegetais amazonenses, como a embaúba, o aguapé e a siriúba; e, talvez por isso, suas fezes tenham o odor típico de esterco de boi ou vaca.
Além disso, seu sistema digestivo é bem parecido com o de mamíferos ruminantes, visto que há bactérias para fazer a fermentação dos compostos vegetais, e papos bem robustos para trituração do alimento.
Embora seja uma ave que vive aos pares, ou em bandos que podem chegar a abrigar cerca de 50 indivíduos quando não está no período reprodutivo. Durante esse período, o casal constrói ninhos pequenos em locais próximos à água, onde colocam de 2 a 5 ovos, de cor rosada, que ficam incubados por cerca de 30 dias.
Os pesquisadores acreditam que vários indivíduos do bando auxiliem na incubação, e no cuidado dos filhotes após o nascimento; sendo que estes possuem certas estruturas para se defenderem de predadores, como o par de garras extras na ponta das asas.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp