Embaúba é repleta de propriedades terapêuticas para a saúde

4.7/5 - (3 votes)

A Embaúba (Cecropia spp) é nativa da região amazônica e abundante na Mata Atlântica; popularmente utilizada na medicina popular, por causa de suas propriedades terapêuticas.

Ela é conhecida por diversos nomes populares tais como embaúva, umbaúba, imbaúba, ambaíba, pau-de-preguiça, árvore-da-preguiça, pau-de-lixa, umbaúba-do-brejo, caixeta-do-campo, figueira-de-sururinan, ibaíba, ibaítuga, torém, umbaubeira, ambahi, ambaitinga, ambati e ambaigba.

Cultivo

É uma árvore que pode atingir até 15 metros de altura, com copa espalhada e ramos eretos. O tronco é ereto, cilíndrico e pode chegar até 30 cm de diâmetro.

Embaúba (foto http://www.cluny.com.br/?page_id=7485)

Embaúba (foto http://www.cluny.com.br/?page_id=7485)

A casca é lisa e marcada pelas cicatrizes dos pecíolos antigos. As folhas são alternas, palmadas e a tonalidade da cor varia com a espécie.

Produz flores esbranquiçadas preferidas por insetos. Seus frutos variam de tamanho de acordo com a espécie, e são preferidos pelo bicho-preguiça.

Ela floresce durante longo período do ano, principalmente nos meses de agosto a novembro; e os frutos amadurecem de novembro a fevereiro.

Propriedades Terapêuticas

Ela é rica em propriedades terapêuticas tais com diurética, afrodisíaca, expectorante, anti-hemorrágica, antisséptica, adstringente, cicatrizante e analgésica.

Serve para quê?

Embaúba (foto http://www.cluny.com.br/?page_id=7485)

Embaúba (foto http://www.cluny.com.br/?page_id=7485)

Ela é amplamente utilizada na medicina popular, em forma de chá e emplastro; além de utilizada na indústria farmacêutica para fabricação de pomadas e xaropes.

A planta auxilia no tratamento de machucados e feridas; além de ajudar na melhora de bronquites, tosses, asma e na saúde renal.

A árvore possui finalidades ornamentais, que a recomendam para o paisagismo; além de utilizada em locais de áreas degradadas, por ser pouco exigente em relação ao solo e clima; por isso encontrada em diversas regiões brasileiras.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em várzeas e beira de rios, sobre terrenos arenosos de boa fertilidade; e em áreas de derrubadas recentes.

Amplamente comercializada em farmácias de manipulação, drogarias e sites, que trabalham com plantas medicinais.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Embaúba é repleta de propriedades terapêuticas para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.