Trigo Sarraceno repleto de nutrientes para a saúde

Trigo Sarraceno (Fagopyrum esculentum) é de origem asiática, cultivado pelos chineses há vários séculos, fazendo parte de sua alimentação desde a antiguidade. Ele é chamado também de trigo mourisco, trigo mouro ou trigo preto.

Ele é conhecido em diversas regiões do planeta e utilizado de diversas formas em variadas preparações culinárias; além de servir de ingrediente para ração de animais.

O alimento chegou ao Brasil no século XX com os imigrantes russos, alemães e poloneses e aos poucos conquista seu espaço. A cultura dele teve início na região sul brasileira e possui grandes lavouras para comercialização.

Cultivo do Trigo Sarraceno

É uma planta de ciclo anual, com caule ereto e ramificado, que pode atingir até 60 cm de altura, pouco exigente em relação ao solo, temperatura e irrigação.

Possui  folhas alternas e sagitadas, com uma única raiz principal ramificada. Suas flores hermafroditas são produzidas em abundância, propícias para a apicultura. Seu pequeno fruto possui cor amarronzada. A planta está distribuída em aproximadamente 58 variedades e propaga-se por sementes.

Propriedades do Trigo Sarraceno

Ele é rico em proteínas, fibras, vitaminas A, B ,C, K, E e sais minerais tais como ferro e magnésio; além de não conter glúten sendo indicado para os celíacos. Contém propriedades energizante, antioxidante, anti-inflamatória, saciante e digestiva.

Benefício do Trigo Sarraceno

Seu consumo auxilia na saúde intestinal, no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce, na saúde do coração e em dietas de perda de peso, por promover saciedade.

Utilização do Trigo Sarraceno

Ele é usado em diversas receitas culinárias, seja em salada, cuscus, panquecas, papas, sopas, crepes, ou na preparação de pães, biscoitos e bolos. Ele é comercializado em forma de grãos ou farinha, sendo facilmente encontrado em mercados e feiras.

Ele é utilizado como forrageira para pastagem de animais ou para preparação de rações para alimentação do gado bovino.

Trigo Sarraceno ( foto fonte http://9shop.com.br/blog9shop/trigo-sarraceno/)

Trigo Sarraceno ( foto fonte http://9shop.com.br/blog9shop/trigo-sarraceno/)

Trigo Sarraceno ( foto fonte http://agrobranco.blogspot.com.br/2011/12/blog-post_6462.html)

Trigo Sarraceno ( foto fonte http://agrobranco.blogspot.com.br/2011/12/blog-post_6462.html)

Be the first to comment on "Trigo Sarraceno repleto de nutrientes para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.