Oliveira de Outono (Elaeagnus umbellata) é nativa da Ásia, muito popular entre os japoneses; e é conhecida popularmente por Alegria dos Pássaros, Gumi Fruit e Groselha Silvestre Japonesa.
Descrição
Ela é uma árvore de pequeno porte, que pode alcançar até 5 metros de altura. Habita colinas, matagais, beiradas de estradas e pequenas florestas. Pouco exigente em relação a qualidade do solo e quanto a frequência de rega.

Oliveira de Outono (foto https://newfs.s3.amazonaws.com/)
Produz belas flores brancas, muito perfumadas, e frutos carnudos avermelhados, que quando maduros são preferidos pelos pássaros. Propaga-se por sementes, mudas ou estacas.
Propriedades medicinais
A planta apresenta propriedades medicinais tais como adstringente, cardíaca, antioxidante e estimulante. Os frutos são ricos em vitaminas A, C e E; além de conter variados sais minerais.
Serve para quê?
As frutas totalmente maduras são suculentas, doces e podem ser comidas frescas do arbusto; secas ou cozidas para a preparação de tortas, geleias ou conservas.
A planta é usada em projetos paisagísticos conferindo beleza em variados espaços com sua belas flores; além de usada em locais de reflorestamento, por ser de fácil cultivo e rápido crescimento.
As sementes são usadas como estimulante e ajudam no tratamento da tosse. O óleo extraído das sementes é usado no tratamento de afecções pulmonares.

Oliveira de Outono (foto https://newfs.s3.amazonaws.com/
A madeira é usada para fabricação de carvão e como combustível para fogões e fornos a lenha.
Onde encontrar?
Facilmente encontrada em beiradas de estradas, em sites que comercializam sementes e mudas de plantas; além de vendida para finalidades ornamentais.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Be the first to comment on "Propriedades e utilização da Oliveira de Outono na saúde e ornamentação"