Azeitona (Olea europea) fruto da oliveira, que é de origem asiática, é muito popular entre os brasileiros, seja em conserva ou em forma de azeite. Ela é conhecida também como oliva.
Conhecida há mais de 6.000 anos, a planta caiu nas graças dos gregos, que acreditavam que ela tinha o poder de lhes dar força e vida; além de fazer parte de rituais ligados ao catolicismo, pois era muito comum levarem seus ramos para serem benzidos.
Atualmente, os portugueses e espanhóis são os maiores produtores da planta; além de comercializar variados e os mais finos azeites em todo o planeta.
Cultivo da Azeitona
A Oliveira é uma árvore que pode atingir entre 5 e 15 metros; possui folhas pequenas, perenes, com tronco irregular e acinzentado. Suas raízes são fortes, profundas e robustas. Prefere clima temperado, pouco exigente em relação ao solo, mas sua produção é melhor em solo rico em nutrientes e com boa drenagem.
Suas flores são hermafroditas ou unissexuais. O fruto, que pode ser de cor verde ou preta, é pequeno e de forma ovalada. Propaga-se por mudas, enxertia ou sementes. A árvore possui alta durabilidade que pode chegar até a mais de 2.000 anos.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!
Propriedades
Ela é rica em sais minerais tais como o ferro, zinco, potássio, silício, além das vitaminas A, B1, B2, C e E. Possui propriedades anti-inflamatória, antioxidante, hipotensora, laxante, adstringente, digestiva, purgativa, anticancerígena e febrífuga.
Serve para quê?
O azeite de oliva é largamente utilizado na culinária, em saladas e acompanhamentos de variadas criações gastronômicas; além de enriquecido em especiarias tais como o alecrim e orégano.
O fruto pode ser ingerido como aperitivo ou nas mais diversas aplicações. O consumo regular e em doses moderadas, auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico e na boa digestão.
Na medicina popular, ele é usado como purgativo suave; e externamente, sob a forma de unguentos e pomadas. O chá das folhas ajuda no controle da pressão arterial e de febres.
A madeira serve para fabricação de móveis e objetos finos. Na Grécia clássica era comum seu uso na confecção de cetros, escudos de combate e imagens de deuses.

A Oliveira pode fazer parte de pomares frutíferos e jardins, pois possui finalidades ornamentais, embelezando o espaço com belas flores e frutos.
Onde encontrar?
A planta é encontrada em sites que comercializam sementes e plantas. Os frutos são comercializados in natura, ou na forma de conserva.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico; e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp