Lichia fruta chinesa que conquista o paladar dos brasileiros

5 (100%) 1 vote[s]

Lichia (Litchi chinensis) é uma fruta exótica de origem chinesa; que vem conquistando seu espaço no paladar dos brasileiros.

A bela fruta pertence à família Sapindaceae, que é a mesma do guaraná e é repleta de nutrientes para a saúde. A palavra lichia, originária do chinês, quer dizer “aquele que dá os prazeres da vida”.

Conheça a Lichia

A lichieira possui médio porte, que pode alcançar até 12 metros de altura, prefere clima mais frio, mas tolera temperaturas até 35º. Ela é pouco exigente em relação ao solo, mas requer rega constante sem encharcamento.

A árvore possui folhas alternadas e compostas, produz flores masculinas e femininas, de tonalidade branca, que aparecem entre o final do inverno e início da primavera. Seus frutos, quando maduros, são avermelhados, enrugados e ásperos. Sua polpa é carnosa, branca e meio adocicada. Propaga-se por sementes, mudas e alporquias.

Propriedades da Lichia

É uma fruta que possui pouca caloria, bom teores de fibras, sais minerais tais como ferro, cálcio, potássio, cobre e fósforo; gorduras, carboidratos, vitaminas C e do complexo B. Ela é digestiva, antioxidante e auxilia a melhora da saúde da pele.

Utilização da Lichia

Ela pode ser ingerida regularmente in natura, ou na preparação de sucos, geleias, doces, compotas, mousses, sorvetes, picolés e tortas.

O consumo regular da fruta auxilia na digestão, na saúde intestinal, na prevenção do envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico, no controle da pressão arterial e para prevenir as terríveis cãibras.

Na medicina popular ela é utilizada para auxiliar no controle dos níveis da glicose no sangue; sendo uma forma natural para controlar as taxas sanguíneas.

Onde encontrar a Lichia?

Ela é encontrada em feiras livres, mercados municipais, em sites que comercializam sementes e mudas de plantas, em quintais das casas de roça e em pomares frutíferos.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses são prejudiciais à saúde.

Lichia (Foto: //www.lichias.com/)

Lichia (Foto: //www.lichias.com/)

Lichia (Foto: //www.lichias.com/)

Lichia (Foto: //www.lichias.com/)

Be the first to comment on "Lichia fruta chinesa que conquista o paladar dos brasileiros"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.