Origem, cultivo e propriedades nutricionais do Mangarito

Mangarito (Xanthosoma riedelianum) é uma hortaliça nativa da América, encontrada em várias regiões do Brasil; sendo cultivada pelos índios desde a antiguidade e conhecida popularmente por mangará, taiaó e macabo.

Ela está reunida em aproximadamente 3.000 espécies e distribuídas em 100 gêneros, mas é pouco cultivada e conhecida pelos brasileiros; além de encontrado nas cores amarela e roxa. Ele é classificado como PANC, que é planta alimentícia não convencional.

Mangarito (foto http://faunaeflora.terradagente.com.br/)

Descrição

A planta é uma hortaliça herbácea, tuberosa, de ciclo perene, com pequeno porte e pode atingir até 80 cm de altura. Possui pecíolos eretos e folhas membranosas, delicadas, flexíveis, que secam no inverno ou em longos períodos de estiagem. Ela não apresenta caule e floresce esporadicamente. As inflorescências geralmente são solitárias, com pecíolos de 10 a 15 cm de comprimento.

Produz dezenas de rizomas, que podem alcançar até 8 cm, com coloração interna, que varias nas tonalidades de amarelo e roxa. As folhas são também comestíveis enquanto tenras e seu preparo é semelhante ao da taioba, de forma bem refogada ou cozida. Propaga-se pela divisão dos rizomas e prefere locais úmidos, solo rico em nutrientes e luz solar direta boa parte do dia.

Propriedades nutricionais

A planta apresenta teores significativos de cálcio, ferro e fósforo, vitamina A, fibras e proteínas. Sua ingestão regular ajuda na saúde dos olhos, pele e cabelo.

Mangarito

Mangarito (foto https://www.embrapa.br/)

Serve para quê?

A hortaliça é usada em diversas receitas culinárias tais como:

  • Os rizomas cozidos com a casca, após descascado, pode ser frito, inteiro ou fatiado em rodelas, em óleo quente, e servido com sal e ervas finas. Pode ser frito cru ou ainda salteado na manteiga, ou caramelizado no açúcar cristal;
  • Pode ser usado na preparação de purê ou sopa, com sal a gosto, salsa e cebolinha picada.

Onde encontrar?

Ele é comercializado em sites que vendem sementes e mudas de plantas, e por se de fácil cultivo pode ser plantado em hortas domésticas.

Be the first to comment on "Origem, cultivo e propriedades nutricionais do Mangarito"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.