Macaúba repleta de aplicações e propriedades para a saúde

Macaúba (Acrocomia aculeata) é uma palmeira nativa de florestas tropicais, encontrada em países sul-americanos, principalmente no Brasil; além de nominada popularmente por bocaiúva, macaiba, coco-baboso e coco-de-espinho.

Ela é conhecida por outros nomes, em países vizinhos, tais como na Argentina, mbocayá, coco e cocotero; Bolívia, totaí; Paraguai, mbokaya e no Haiti como ko ko ginen.

Cultivo da Macaúba

A macaubeira é de grande porte e pode alcançar até 25 metros de altura, possui tronco que apresenta longos espinhos e suas folhas chegam até três metros de comprimento.

Sua inflorescência em panícula, alcança até 100 cm; com flores hermafroditas, que possuem cor branco-amarelada; sendo polinizada por abelhas; além de muito propícia para a produção de mel.

Macaúba (foto https://sites.unicentro.br)

Os frutos arredondados e em formato de drupa, aparecem nos meses de março e abril; além de serem empregados em variadas finalidades. A propagação da planta se dá por mudas ou pelos animais silvestres.

Propriedades

Ela é rica em ômega 3, 6 e 9, vitaminas A e C; além de conter diversas propriedades que são antioxidante, emoliente, energizadora, antimicrobiana, antisséptica e anticancerígena.

O consumo regular do fruto ou do óleo, em doses moderadas, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção do envelhecimento precoce.

Serve para quê?

A polpa e a farinha retirada de seus frutos podem ser usados em sucos, sorvete, bolos, pães e doces; além do óleo ser empregado na preparação de diversos pratos salgados.

As folhas servem para a confecção de redes, linhas de pescaria e em diversos artesanatos. A madeira pode ser aproveitada para ser utilizada em casas e outras construções no campo.

Macaúba ( foto https://sites.unicentro.br)

O óleo da amêndoa é usado na produção de sabão, sabonete, margarina e na indústria dos cosméticos. Há variadas pesquisas em andamento que focam na produção de biodiesel, combustível feito a partir de óleos vegetais.

A palmeira é empregada ainda em projetos paisagísticos e na recuperação de áreas degradadas.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em sites que comercializam sementes e mudas de plantas, em drogarias que vendem produtos naturais e em diversos cosméticos para a manutenção da saúde da pele.

 

 

 

Be the first to comment on "Macaúba repleta de aplicações e propriedades para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.