Quina do Mato (Bathysa cuspidata) é nativa da América do Sul, conhecida pelos indígenas, desde os tempos mais remotos e conhecida também como Quina-quina.
A planta é reunida em várias espécies e pertence à família Rubiaceae, que é a mesma do café; além de usada na medicina popular para alívio da malária.
Ela é comercializada, em várias regiões do planeta, sendo empregada para a fabricação de medicamentos, principalmente para a malária.
Descrição
A planta é uma árvore de médio porte, que pode atingir de 5 a 8 metros de altura. Possui folhas simples, lisas, com nervuras marcadas, grandes, entre 25 até 50 cm.
Ela apresenta algumas variações, com folhas mais largas e menos nervuradas. Produz cacho de flores pequenas de cor branca. O fruto é em formato de cápsula bem pequena e com sementes minúsculas. Propaga-se por mudas e sementes.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Propriedades medicinais
Ela é rica em propriedades medicinais tais como tônica, antisséptica, adstringente, antipirética, digestiva, antibiótica, cicatrizante, antiviral, anestésica, antirreumática e antioxidante.
Serve para quê?
Ela é usada na medicina popular, sendo conhecida dos moradores mais antigos da Serra do Brigadeiro, na Zona da Mata de Minas Gerais, usada para tratar problemas digestivos e cicatrizar feridas difíceis. A UFV, Universidade Federal do Viçosa, desenvolveu uma pesquisa na qual foi comprovada tais possibilidades; além de concluir que ela também pode ajudar na cura de problemas no fígado, no pulmão, na pele e até tratar câncer no intestino.
A árvore apresenta casca amargosa, que possui compostos orgânicos com finalidades fitoterápicas, sendo muito empregada pela população local no tratamento de sinusite e inflamações em geral.
Ela é usada pela indústria farmacêutica para produção de alcaloides, principalmente a cloroquina, que apresenta grande percentual de cura para a malária e atualmente é indicada, com outros medicamentos para a pandemia Convid-19, mas ainda sem comprovação científica.
Na medicina popular ela é usada em forma de chá, empregada internamente para inflamações, reumatismos; ou ainda externamente para para evitar a queda de cabelos.
Ela é usada ainda como planta ornamental pois suas folhas e flores possuem grande beleza e enfeita variados espaços.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp
Bom dia, onde encontro mudas da bathysa cuspidata para comprar?