Cipreste e suas variadas aplicações na medicina popular

Cipreste é uma planta que se apresenta, sempre em tonalidade verde, sendo encontrada na América, Ásia e Europa; distribuída em mais de 20 espécies.

A árvore pode atingir até mais de 25 metros de altura, pode ter forma de pirâmide e colunas altas. Em algumas espécies, a casca do tronco é lisa, mas geralmente forma placas ou tiras. As folhas pequenas e sobrepostas parecem escamas cobrindo os ramos. As sementes são formadas em cones e são responsáveis por sua propagação.

Propriedades Medicinais

A planta apresenta diversas propriedades medicinais tais como sudorífera, antisséptica, sedativa, diurética, cicatrizante, adstringente, calmante, restauradora e desodorante.

Cipreste (foto //www.manahdaterra.com.br)

Cipreste (foto //www.manahdaterra.com.br)

Serve para quê?

Na medicina popular, em forma de chá, banho ou extrato, é usado para ajudar na diminuição de líquidos e fluidos corporais, melhora vasos sanguíneos danificados, alivia sintomas de asma, gripe, febre, hemorroidas, hérnia, hemorragias, insônia, TPM, reumatismo, tosse, edemas, pressão baixa, fraqueza, menopausa, bronquite, espasmos, disenteria, varizes, congestão pulmonar, laringite, infecção urinária, cistites, câimbras, cólicas menstruais; além de ajudar no controle do fluxo menstrual excessivo.

A resina do cipreste é utilizada também na medicina popular,  como aromatizador de ambientes e como incenso, pois, seus princípios ativos exalados limpam o ambiente, que propiciam melhora na respiração.

O óleo essencial, abundante em todas as partes da árvore, é um dos principais da aromaterapia, usado em massagens, banhos relaxantes e diversos rituais.

Cipreste (foto //www.verdeefolha.com)

Cipreste (foto //www.verdeefolha.com)

A farmacologia, utiliza as propriedades do cipreste, na preparação de cremes hidratantes, compressas e tônicos de limpeza.

A madeira do cipreste é amplamente usada para fazer cercas, diques e outras estruturas a céu aberto; além da planta ser usada, em projetos paisagísticos,  em jardins e parques; e alguns variedades são vendidas como árvores de Natal.

Onde encontrar?

Ele é encontrado em quintais e jardins; além de comercializado em sites e farmácias de manipulação, em forma de extrato, óleo essencial, loção ou hidrante.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico em em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Cipreste e suas variadas aplicações na medicina popular"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.