Abricó considerado exótico mas muito benéfico à saúde

Abricó (Mimusops Coriacea) facilmente encontrado no imenso litoral brasileiro, de norte a sul; é de origem africana, mas se adaptou bem ao clima e solo brasileiros.

Conheça o abricó

É uma árvore de médio porte, que pode alcançar até 10 metros de altura, pouco exigente em relação ao solo; além de ser resistente a estiagem. Produz folhas verde-escuras, belas flores brancas e frutos redondos, que remetem a uma bola de pingue-pongue, que ficam amarelados quando amadurecem. Propaga-se por sementes ou mudas.

A polpa do fruto possui sabor levemente adocicado e agradável, podendo ser consumido in natura; além de ser preferido por várias espécies de pássaros.

Propriedades do Abricó

Ele possui várias vitaminas tais como A, B, C, fibras e sais minerais; além de ser digestivo, antirreumático, antisséptico e vermífugo.

Utilização do Abricó

Ele pode ser utilizado in natura, em sucos, picolés, sorvetes e mousses, mas ainda é pouco conhecido pelos brasileiros, sendo considerado um fruto exótico.

Ele é utilizado na medicina popular, para alívio de problemas digestivos, para controle de febres, para limpeza do sangue, para manutenção dos níveis da pressão arterial e dores reumáticas.

A resina de suas raízes são empregadas para aliviar picadas de insetos e ajudar na eliminação de bichos-de-pé. A essência de suas flores ajudam na concentração; além de aliviar os temidos sapinhos.

De seus brotos, após maceração e fermentação, fabrica-se uma bebida embriagante, que remete ao vinho, chamada de Momin ou Toddy. De suas flores, após destilação, fabricam-se digestivos e refrigerantes muito populares nas Antilhas e Cabo Verde.

Suas sementes são utilizadas para confecção de variados artesanatos, que são comercializados nas praias brasileiras.

A planta por ser resistente pode ser empregada em áreas de preservação ambiental, em praças e parques.

Onde encontrar o Abricó?

Ele é encontrado em quintais das casas de roça, em pomares frutíferos e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Abricó

Abricó

Abricó

Abricó

Abricozeiro

Abricozeiro

Be the first to comment on "Abricó considerado exótico mas muito benéfico à saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.