Sapecada de Pinhão, tradição da região sul do Brasil

Sapecada de Pinhão, tradição referente à região sul brasileira; que reúne famílias para apreciarem desse importante alimento, que impulsiona a economia de algumas cidades da região sul do País.

Com a chegada do outono, a colheita do pinhão muda a rotina em um grande número de propriedades; que tem na semente, como uma de suas principais fontes de renda.

O pinhão é a semente do pinheiro-do-paraná. Esta planta pertence ao grupo botânico das gimnospermas, que se caracteriza pela presença de sementes sem a ocorrência do fruto.

O valor nutricional da semente impressiona. É rica em carboidratos, fibras, vitamina C, manganês, magnésio, ferro, fósforo e zinco, além de quantidades bastante significativas de proteínas.

A coleta das pinhas recheadas de pinhões é bastante trabalhosa. Em muitos dos casos, como a araucária é uma árvore que atinge alturas consideráveis, é necessário subir na árvore e, com auxílio de uma foice, cortam-se as pinhas maduras. Depois, vem a etapa de retirar os pinhões, quase sempre, manual.

Sapecada de Pinhão

A sapecada de pinhões, herança dos tropeiros, é uma tradição que passa de geração a geração, muito comum na região Centro-Sul do Brasil. Juntam-se ramos secos da própria planta – chamados de grimpa ou sapeque –  de modo a formar uma fogueira. Sobre essa fogueira colocam-se os pinhões e ateia-se fogo.

Como a grimpa pega fogo com muita facilidade, em menos de cinco minutos tudo está queimado. Com auxílio de uma forquilha abafa-se o restante do fogo, que permanece queimando os galhos mais grossos e retiram-se os pinhões.

Enquanto ainda estiverem quentes, é fácil remover a casca com auxílio de uma pedra ou martelo. Em muitos casos, a casca se abre durante a sapecada. Aí é só saborear!

A iguaria tem um sabor levemente defumado e, como citado acima, de elevado valor nutricional. Ela faz parte da alimentação, além de ser a estrela de festas típicas, que atraem milhares de pessoas, como na cidade de Lages, em Santa Catarina.

Pinhão

Pinhão

Sapecada de Pinhão (//www.fazendapedrasbrancas.com.br/atividades-detalhes/5/sapecada-de-pinhao)

Sapecada de Pinhão (//www.fazendapedrasbrancas.com.br/atividades-detalhes/5/sapecada-de-pinhao)

Be the first to comment on "Sapecada de Pinhão, tradição da região sul do Brasil"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.