Mil Folhas e suas diversas propriedades terapêuticas para a saúde

Mil-folhas (Achillea millefolium) é originada da Europa, sendo uma erva aromática utilizada na medicina popular desde a antiguidade; por causa de suas propriedades terapêuticas.

Ela é conhecida popularmente por diversos nomes tais como aquilea, aquileia, aquileia-mil-flores, aquiléa-mil-folhas, erva-de-cortadura, erva-do-carpinteiro, erva-dos-carreteiros, milefólia, mil-em-rama, mil-folhada, mil-folhas, mil-ramas e pronto-alívio.

Cultivo da Mil-folhas

A erva possui ciclo perene e pode atingir entre 20 cm a 1 metro de altura. Prefere solo rico em nutrientes, rega constante sem encharcamento e clima temperado.

Mil-folhas ( foto //keyserver.lucidcentral.org/weeds/data/media/Html/achillea_millefolium.htm)

Mil-folhas ( foto //keyserver.lucidcentral.org/weeds/data/media/Html/achillea_millefolium.htm)

Ela possui caule simples ou pouco ramificado na parte superior, de esparso a densamente pubescente. Suas folhas são em forma de rosetas e pecioladas. As flores pequenas e brancas aparecem em forma de inflorescência achatada e arredondada, sendo preferidas pelas abelhas. Propaga-se por mudas ou sementes.

Propriedades Terapêuticas

A erva possui variadas propriedades terapêuticas tais como hemostática, antiespasmódica, anti- inflamatória, analgésica, expectorante, antimicrobiana, diurética, digestiva e antipirética.

Serve para quê?

Na medicina popular, em forma de chá, ela é usada para problemas digestivos, para alívio de cólicas menstruais, para desintoxicação do organismo, para cuidados com a pele e alívio de espinhas e manchas; além de ajudar a aliviar gastrites, flatulências e hemorroidas.

Mil-folhas (foto //extension.umaine.edu/blueberries/wp-content/uploads/sites/56/2011/04/Achillea-millefolium-003.jpg)

Mil-folhas (foto //extension.umaine.edu/blueberries/wp-content/uploads/sites/56/2011/04/Achillea-millefolium-003.jpg)

Ela é muito comum entre as pessoas da zona rural, que a utilizam em forma de infusão para alívio de diversos males, inclusive para dores de dente. Usada ainda em forma de emplastro para acelerar a cicatrização de feridas.

A planta é tão popular e eficaz, que faz parte da RENISUS, que é a Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em quintais de casas de roça, em farmácias de manipulação em forma de extrato, óleo essencial ou desidratada; ou em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

Por ser de fácil cultivo pode fazer parte de hortas domésticas, de pequenos canteiros, vasos e jardineiras. Importante lembrar que as plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico; e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Mil Folhas e suas diversas propriedades terapêuticas para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.