Guapeva exótica mas benéfica para a sáude

2 (40%) 33 votes

Guapeva (Pouteria ramiflora Radlk) fruta tipicamente brasileira, encontrada desde a Amazônia até a Bahia. Ela é usada na alimentação e na medicina popular entre as famílias da zona rural da região do cerrado brasileiro. Conhecida popularmente por Abiurana-curriola-liso e pateiro.

Conheça a Guapeva

É uma planta de grande porte, que atinge até 30 metros de altura. Ela é de crescimento lento. Prefere locais úmidos, sendo encontrada próxima de lagos, rios e igarapés. Possui folhas simples alternas, espiraladas, que medem entre 8-20 cm de comprimento por 5-12 cm de largura.

Produz flores melíferas, entre abril e junho. Seus frutos de cor amarela, aparecem entre dezembro e janeiro. Ao serem cortados soltam um leite, que deverá ser retirado em água corrente. O fruto após lavagem, apresenta um sabor adocicado e sua polpa apresenta cor amarela e textura macia.

Utilização da Guapeva

Ela pode ser ingerida in natura, em sucos, geleias, compotas, doces, mousses e na fabricação de sorvetes e picolés, que são formas mais fáceis de se encontrar o sabor da fruta.

As sementes da fruta, levemente torradas, são empregadas contra a inflamação do fígado e icterícia. O azeite das sementes, além de propriedades purgativas, pode ajudar no tratamento de reumatismo e da erisipela. De suas folhas obtêm-se um excelente carrapaticida.

A planta pode ser utilizada em projetos de paisagismo, na construção civil, na fabricação de vigas, caibros, ripas e acabamentos internos.

A fruta é utilizada  nas indústrias farmacêutica, alimentícia e cosmética, pois ela contribui na prevenção de doenças crônico-degenerativas, tais como câncer e diabetes, de acordo com pesquisa realizada pela Unicamp.

Onde encontrar a Guapeva?

Ela é encontrada em pomares domésticos de chácaras e casas de roças. Em feiras livres e mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de planta.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Guapeva (Foto fonte http://www.frutosatrativosdocerrado.bio.br/)

Guapeva (Foto fonte http://www.frutosatrativosdocerrado.bio.br/)

Guapeva (Foto fonte http://predadordeimagens.blogspot.com.br/)

Guapeva (Foto fonte http://predadordeimagens.blogspot.com.br/)

1 Comment on "Guapeva exótica mas benéfica para a sáude"

  1. TEMOS MUDAS E SEMENTES DE FRUTIFERAS DAS REGIÕES DO CERRADO,AMAZONIA E MATA ATLANTICA PARA VENDA OU TROCA.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.