Camomila conhecida desde a antiguidade por causa de suas propriedades

5 (100%) 1 vote[s]

Camomila ( Matricaria chamomilla (L.)) é originária da África, mas espalhou-se por vários continentes, conhecida como planta medicinal, desde a antiguidade, devido às suas diversas propriedades terapêuticas.

A planta é muito popular entre os gregos e egípcios, que a utilizam desde os tempos mais remotos para alívio de diversos males.

A planta fazia parte de rituais egípcios, nos quais ela era dedicada ao sol, por causa de suas inúmeras propriedades curativas.

Cultivo da Camomila

É uma herbácea anual, que possui raiz grande, lenhosa e fibrosa. O talo é ereto e atinge entre 30 a 50 cm de altura. Produz numerosas folhas e sua floração é de coloração branca com a parte central amarelada. Prefere solo rico em nutrientes, luz solar direta e rega constante sem encharcamento. Propaga-se por sementes ou mudas; além de ser bem resistente às intempéries da natureza.

Propriedades Terapêuticas da Camomila

A planta produz diversas propriedades terapêuticas tais como adstringente, anticancerígena, digestiva, analgésica, anti-séptica, antialérgica, anti-inflamatória, calmante, carminativa, cicatrizante, desinfetante, emoliente, refrescante e tônica.

Benefícios da camomila

O chá preparado com suas flores e folhas, é amplamente usado na medicina popular para os males da digestão, flatulência, para saúde da pele, clareamento dos cabelos e para evitar olheiras. Geralmente ela é adoçada com mel, ou com folhas de funcho, pois possui um sabor amargo. Ela é usada ainda para ajudar no tratamento de feridas.

Ela é utilizada pela farmacologia para pomadas, shampoos, sabonetes, cremes, hidratantes; além de ser aproveitada pela indústria alimentícia para produção de balas.

Ela faz parte de receitas caseiras para preparação de máscaras faciais e capilares, sendo muito popular entre as esteticistas que a utilizam em diversos procedimentos.

A herbácea é usada também como planta ornamental, colorindo canteiros, jardins e jardineiras; além de ser muito comum nas hortas domésticas das casas de roça.

Onde encontrar a Camomila?

Ele é encontrada in natura, em mercados, feiras e sites que comercializam plantas medicinais. Na forma desidratada, em casas que vendem produtos naturais.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Camomila ( //www.viveirosvl.com/loja/plantas-aromaticas-e-horticolas/plantas-aromaticas/camomila/)

Camomila ( //www.viveirosvl.com/loja/plantas-aromaticas-e-horticolas/plantas-aromaticas/camomila/)

Camomila (foto fonte //br.innatia.com/c-olheiras-e-bolsas/a-tonico-de-camomila-para-eliminar-bolsas-e-olheiras-5544.html)

Camomila (foto fonte //br.innatia.com/c-olheiras-e-bolsas/a-tonico-de-camomila-para-eliminar-bolsas-e-olheiras-5544.html)

Be the first to comment on "Camomila conhecida desde a antiguidade por causa de suas propriedades"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.