Azeitona, pequena, mas repleta de benefícios para a saúde

5 (100%) 1 vote

Azeitona (Olea europea) fruto da oliveira, que é de origem asiática, é muito popular entre os brasileiros, seja em conserva ou em forma de azeite. Ela é conhecida também como oliva.

Conhecida há mais de 6.000 anos, a planta caiu nas graças dos gregos, que acreditavam que ela tinha o poder de lhes dar força e vida; além de fazer parte de rituais ligados ao catolicismo, pois era muito comum levarem seus ramos para serem benzidos.

Atualmente, os portugueses e espanhóis são os maiores produtores da planta; além de comercializar variados e os mais finos azeites em todo o planeta.

Cultivo da Azeitona

A Oliveira é uma árvore que pode atingir entre 5 e 15 metros; possui folhas pequenas, perenes, com tronco irregular e acinzentado. Suas raízes são fortes, profundas e robustas. Prefere clima temperado, pouco exigente em relação ao solo, mas sua produção é melhor em solo rico em nutrientes e com boa drenagem.

Suas flores são hermafroditas ou unissexuais. O fruto, que pode ser de cor verde ou preta, é pequeno e de forma ovalada. Propaga-se por mudas, enxertia ou sementes. A árvore possui alta durabilidade que pode chegar até a mais de 2.000 anos.

Oliveira (foto http://powo.science.kew.org/taxon/urn:lsid:ipni.org:names:610675-1)

Oliveira (foto http://powo.science.kew.org/taxon/urn:lsid:ipni.org:names:610675-1)

Propriedades

Ela é rica em sais minerais tais como o ferro, zinco, potássio, silício, além das vitaminas A, B1, B2, C e E. Possui propriedades anti-inflamatória, antioxidante, hipotensora, laxante, adstringente, digestiva, purgativa, anticancerígena e febrífuga.

Serve para quê?

O azeite de oliva é largamente utilizado na culinária, em saladas e acompanhamentos de variadas criações gastronômicas; além de enriquecido em especiarias tais como o alecrim e orégano.

O fruto pode ser ingerido como aperitivo ou nas mais diversas aplicações. O consumo regular e em doses moderadas, auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico e na boa digestão.

Na medicina popular, ele é usado como purgativo suave; e externamente, sob a forma de unguentos e pomadas. O chá das folhas ajuda no controle da pressão arterial e de febres.

A madeira serve para fabricação de móveis e objetos finos. Na Grécia clássica era comum seu uso na confecção de cetros, escudos de combate e imagens de deuses.

Azeitona (foto http://powo.science.kew.org/taxon/urn:lsid:ipni.org:names:610675-1)

Azeitona (foto http://powo.science.kew.org/taxon/urn:lsid:ipni.org:names:610675-1)

A Oliveira pode fazer parte de pomares frutíferos e jardins, pois possui finalidades ornamentais, embelezando o espaço com belas flores e frutos.

Onde encontrar?

A planta é encontrada em sites que comercializam sementes e plantas. Os frutos são comercializados in natura, ou na forma de conserva.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico; e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Azeitona, pequena, mas repleta de benefícios para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.