Alecrim: conhecido desde os tempos remotos por causa de seus benefícios

Alecrim (Rosmarinus officinalis), é um condimento de origem mediterrânea, conhecido desde os tempos mais remotos; seja para simbolizar o amor ou para proteger de mau olhado; hábito muito comum entre os povos mais antigos e na roças brasileiras. Era utilizado também pela Igreja Católica, na queima de incenso, em diversos rituais.

Seu nome científico significa orvalho que vem do mar; além de ser considerado por muitos povos como amuleto da sorte e da boa saúde.

Ele é conhecido em várias regiões do planeta e em diversos idiomas tais como romero (espanho), roris marini (latim), rosemary (inglês), romarin (francês), ramerino (italiano) e rosmarin (alemão).

Alecrim

Alecrim (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Conheça o Alecrim

É uma planta de pequeno porte, que pode alcançar até 1,5 metros, que se adapta a qualquer tipo de solo, sendo bem resistente à pequenas estiagens, mas não tolera invernos rigorosos. Se ele estiver em solo pobre produz ramos mais perfumados. Produz folhas pequenas em forma de agulha e belas flores lilases, que são visitadas por insetos.

Propaga-se por sementes ou mudas, é de fácil plantio e cultivo em pequenas hortas, canteiros e jardineiras; além de formar belas touceiras ornamentais e perfumadas para o ambiente.

Propriedades de Alecrim

Ele é rico em propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-flatulências, digestivas, diuréticas, cicatrizantes, desintoxicantes, anticancerígenas e antibacterianas.

Seu consumo regular auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce, no funcionamento da digestão e para limpeza do organismo em geral. Ele ajuda ainda na saúde da circulação, da pele e no alívio de problemas respiratórios.

Alecrim

Alecrim (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Utilização do Alecrim

Ele é usado como condimento em diversas receitas culinárias; na medicina popular em chás, em forma de emplastro; na preparação de sucos detox; além de empregado como amuleto na cultura de alguns povos.

Ele realça o sabor de carnes, peixes, massas, além de ser usado em águas aromatizadas para ingestão ao longo do dia, em substituição ao chá.

Ele é amplamente utilizado pela indústria farmacêutica para fabricação de medicamentos e para produção de produtos cosméticos.

Onde encontrar o Alecrim?

Ele é encontrado em hortas domésticas, em feiras livres, mercados municipais, em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Alecrim: conhecido desde os tempos remotos por causa de seus benefícios"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.