Aroeira, planta brasileira muito versátil para diversas finalidades

Aroeira (Myracrodruon urundeuva) é nativa da América, encontrada do nordeste ao sul do Brasil; sendo muito comum na medicina popular. Ela é encontrada ainda na Argentina, Paraguai e Bolívia.

Ela é conhecida por vários nomes populares tais como urundeúva, aroeira do sertão, aroeira do campo, aroeira da serra, urindeúva, arindeúva, arendeúva.

Cultivo da Aroeira

A árvore é de grande porte, que pode alcançar até 30 metros de altura, sendo pouco exigente em relação ao solo, irrigação e temperatura; por isso encontrada em regiões mais quentes ou de temperaturas mais amenas.

Possui folhas que exalam perfume de manga quando maceradas. Suas belas flores esbranquiçadas ou amareladas, em forma de estrelas; atraem diversos insetos. Seus pequenos frutos se assemelham à pimenta do reino; além de possui a forma de cachos. Propaga-se por sementes, estaquias ou mudas.

Propriedades terapêuticas da Aroeira

Ela é empregada na medicina popular por conter várias propriedades terapêuticas tais como adstringente, anti-inflamatória, cicatrizante e antifebril.

Benefícios da Aroeira

Ela é empregada, em forma de chá e compressas para alívio de doenças das vias urinária e respiratória; além de aliviar problema do útero, doenças da pele, coceiras e hemorroidas.

Sua madeira extremamente resistente é empregada em diversas construções e fabricação de utensílios empregados na lavoura tais como mourões, esteios e dormentes; na construção civil como caibros, vigas e assoalhos; além de empregada para fabricação de moendas de engenho.

A planta é uma das mais usadas entre os nordestinos, conhecida pelo seu uso na forma de banho-de-assento, da entrecasca, após o trabalho de parto.

Ela é utilizada ainda para recuperação de áreas degradadas; além de fazer parte de projetos de arborização de ruas e praças.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em mata nativa, em sites que comercializam sementes e mudas de plantas, em farmácias de manipulação ou de produtos naturais.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Aroeira ( foto fonte http://engenhariaplantas.blogspot.com.br/2014/06/aroeira-medicinal-ou-condimentar-por.html)

Aroeira ( foto fonte http://engenhariaplantas.blogspot.com.br/2014/06/aroeira-medicinal-ou-condimentar-por.html)

Aroeira ( foto fonte http://www.curvelofaunaeflora.com.br/2015/09/)

Aroeira ( foto fonte http://www.curvelofaunaeflora.com.br/2015/09/)

Be the first to comment on "Aroeira, planta brasileira muito versátil para diversas finalidades"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*