Anil conhecido desde a antiguidade e repleto de propriedades para a saúde

5 (100%) 1 vote

Anil (Indigofera sp) é originário da Índia, mas encontrado em diversas regiões do planeta; sendo conhecido popularmente por diversos nomes tais como anil-de-pasto; anil-dos-tintureiros; cáa-abi, cáa-chica; guajaná-timbé; anileiro; indigoteiro; indigueiro; anilão; anil-assu; timbó-mirim e amendoim-bravo.

O gênero Indigofera engloba aproximadamente 200 espécies de plantas, que além de usadas como corante, podem ser usadas como forrageira e adubo verde.

Ele é usado desde a antiguidade na medicina popular e como corante de tecidos; na pintura de murais e como pasta na bandagem de múmias, processo amplamente usado pelos egípcios. Ele se espalhou por vários continentes com as Grandes Navegações e através das trocas de mercadorias e especiarias.

Anil (foto Anil (foto http://revistajardins.pt)

Anil (foto Anil (foto http://revistajardins.pt)

Cultivo do Anil

A anileira é uma planta arbustiva, que pode chegar até 1 metro de altura, dependendo de seu habitat. Ela prefere clima quente e temperado; solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento.

Ela é de fácil cultivo e crescimento rápido; por isso encontrada em diversas regiões do planeta. Suas belas flores são preferidas pelos insetos. O fruto possui forma de vagem arqueada. Propaga-se por sementes ou mudas.

Propriedades terapêuticas

Ele é rico em propriedades terapêuticas tais como antiespasmódicas, diuréticas, sedativas, anti-inflamatórias, estomáquicas, febrífugas, diuréticas e purgativas.

Serve para quê?

Na medicina popular, o anileiro possui indicações para alívio de  dores articulares e nevrálgicas, distúrbios circulatórios, afecções das vias respiratórias, inflamações agudas da pele e hemorragia nasal.

Anil (foto https://www.green-ingredients.com/en/product/natural-indigo-from-indigofera-tinctoria/)

Anil (foto https://www.green-ingredients.com/en/product/natural-indigo-from-indigofera-tinctoria/)

As folhas aliviam problemas do intestino; além de empregadas contra as uretrites blenorrágicas, afecções do sistema nervoso e para melhora da sarna. A raiz alivia dores de dente; além de ser útil na cura da icterícia.

Seu ramos e flores são colhidos e beneficiados pelas indústrias têxteis para fabricação de corantes; além de comercializadas para medicina popular e para preparação de chás para diversas finalidades.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Anil conhecido desde a antiguidade e repleto de propriedades para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.