Anil (Indigofera sp) é originário da Índia, mas encontrado em diversas regiões do planeta; sendo conhecido popularmente por diversos nomes tais como anil-de-pasto; anil-dos-tintureiros; cáa-abi, cáa-chica; guajaná-timbé; anileiro; indigoteiro; indigueiro; anilão; anil-assu; timbó-mirim e amendoim-bravo.
O gênero Indigofera engloba aproximadamente 200 espécies de plantas, que além de usadas como corante, podem ser usadas como forrageira e adubo verde.
Ele é usado desde a antiguidade na medicina popular e como corante de tecidos; na pintura de murais e como pasta na bandagem de múmias, processo amplamente usado pelos egípcios. Ele se espalhou por vários continentes com as Grandes Navegações e através das trocas de mercadorias e especiarias.

Cultivo do Anil
A anileira é uma planta arbustiva, que pode chegar até 1 metro de altura, dependendo de seu habitat. Ela prefere clima quente e temperado; solos ricos em nutrientes e rega constante sem encharcamento.
Ela é de fácil cultivo e crescimento rápido; por isso encontrada em diversas regiões do planeta. Suas belas flores são preferidas pelos insetos. O fruto possui forma de vagem arqueada. Propaga-se por sementes ou mudas.
📚 Baixe nosso Ebook Grátis!
Descubra os segredos dos Chás Anti-inflamatórios e melhore sua saúde de forma natural. Não perca esta oportunidade!
Quero meu Ebook!Propriedades terapêuticas
Ele é rico em propriedades terapêuticas tais como antiespasmódicas, diuréticas, sedativas, anti-inflamatórias, estomáquicas, febrífugas, diuréticas e purgativas.
Serve para quê?
Na medicina popular, o anileiro possui indicações para alívio de dores articulares e nevrálgicas, distúrbios circulatórios, afecções das vias respiratórias, inflamações agudas da pele e hemorragia nasal.

As folhas aliviam problemas do intestino; além de empregadas contra as uretrites blenorrágicas, afecções do sistema nervoso e para melhora da sarna. A raiz alivia dores de dente; além de ser útil na cura da icterícia.
Seu ramos e flores são colhidos e beneficiados pelas indústrias têxteis para fabricação de corantes; além de comercializadas para medicina popular e para preparação de chás para diversas finalidades.
As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Bem-vindo ao Nosso Grupo de Saúde
Descubra como nossa comunidade pode ajudar você a alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Junte-se a nós e comece sua jornada para o bem-estar hoje mesmo!
Entre no Nosso Grupo de WhatsApp
Não querendo ser chato mas já sendo, mas o anileiro (Indigofera suffruticosa) de uso extremamente comum em nossa medicina popular é na verdade nativo das américas, sendo encontrado do sul dos Estados Unidos ao Norte da Argentina.
Embora também possa ser chamada de anileiro, a espécie de fato nativa da Índia é (Indigofera tinctoria), que é mais precisamente o indigo ou indigueiro (adjetivo derivado do nome Índia, inclusive)