Açucena, além de bela é usada em diversas finalidades

Avalie esta postagem

Açucena (Lilium candidum), é uma planta herbácea originada da Pérsia; popularmente conhecida como amarílis, bella donna e flor-da-imperatriz; e pertencente à família das Liliáceas. Seu nome é de origem tupi-guarani, que significa singela e branca.

Ela é encontrada em várias regiões de planeta; além de ser conhecida desde a antiguidade, fazendo parte de descrições bíblicas. A bela for está presente em várias lendas e tradições, principalmente ligadas ao amor e a tristeza.

Cultivo

A herbácea de pequeno porte, prefere solo rico em nutrientes, rega constante sem encharcamento e luz solar direta boa parte do dia; além de clima mais ameno. Mas a planta se adapta bem em regiões mais quentes, sendo necessário uma frequência maior de rega.

Açucena (foto http://flores.culturamix.com/flores/acucena)

Açucena (foto http://flores.culturamix.com/flores/acucena)

Produz belas flores, que possuem grandes pétalas e belo colorido que varia do branco, rosado e vermelho; além de serem preferidas pelos insetos. Elas propagam-se pela divisão de bulbos ou pela semeadura de suas sementes.

Propriedades

A planta além de amplamente usada na ornamentação, possui propriedades medicinais tais como emoliente, cicatrizante, antisséptica e diurética.

Serve para quê?

Ela é usada para ornamentação de jardins, praças e canteiros; além de comercializada como flor de corte; em diversos projetos de ornamentação de espaços para eventos e na preparação de buquês para noivas.

Na medicina popular, ela é usada no tratamento de feridas, além de alívio de dores e clareamento de manchas da pele.

Açucena (foto https://fineartamerica.com/featured/lilium-candidum-patricia-montgomery.html)

Açucena (foto https://fineartamerica.com/featured/lilium-candidum-patricia-montgomery.html)

As pétalas, conservadas em aguardente, são usadas para limpeza e cicatrização de machucado. Embebidas em azeite, auxilia no alívio de picadas de inseto ou coceiras.

O óleo extraído dos bulbos, é empregado na fabricação de variados cosméticos para melhoria do aspecto da saúde da pele.

Onde encontrar?

Por ser de fácil cultivo, ela é encontrada em jardins, jardineiras e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Açucena, além de bela é usada em diversas finalidades"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.