Imbiruçu planta versátil para várias finalidades

O imbiruçu, ou embiruçu (Pseudobombax grandiflorum), aliás, nome é o que não falta para esta planta (paineira-rosa; paineira-do-cerrado; paineira-lisa; paina-de-arpoador; cedro-de-água; paina-do-campo e paineira-branca).

Conheça o Imbiruçu

A árvore é uma planta pertencente à família Malvaceae (Cronquist a classifica como Bombacaceae) encontrada na mata atlântica e no cerrado.

A árvore atinge um tamanho que varia de 15 a 20 m de altura e pode ser usada em paisagismo. Trata-se de uma planta heliófila, isto é, que exige muita luz para desenvolver e não tolera regiões frias.

Suas flores têm coloração branca e destacam-se pelo tamanho, beleza e quantidade de estames (aqueles prolongamentos presentes nas folhas com uns pontinhos pretos nas pontas, onde são produzidos os grãos de pólen). O odor é adocicado e sua intensidade varia de acordo com a abertura da flor.

A floração ocorre entre os meses de junho a agosto, com a frutificação ocorrendo entre setembro e outubro.  Os frutos são do tipo cápsula e, quando se abrem, expõem as pequenas sementes em um emaranhado de fios (paina) de coloração marrom claro.

Utilização do Imbiruçu

A madeira é muito susceptível ao ataque de cupins e é usada apenas na produção de caixotes e como miolo em compensados e portas. Para a indústria de celulose, contudo, a madeira tem boa aceitação.

A paina, que envolve as sementes, pode ser usada para preenchimento de colchões, almofadas e travesseiros. É leve e muito agradável ao tato.

Um outro aspecto que deve ser considerado é a importância dessa planta para as abelhas, pois, suas flores produzem quantidades apreciáveis de néctar e abrem-se no inverno, época de escassez de flores.

Onde encontrar o Imbiruçu

Encontrada em pequenas matas, em pastagens, beiradas de estradas de várias regiões brasileiras que possuem clima mais quente.

Imbiruçu

Imbiruçu

Imbiruçu

Imbiruçu

Be the first to comment on "Imbiruçu planta versátil para várias finalidades"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.