Festa da Polenta, tradição da região capixaba de Venda Nova do Imigrante

5 (100%) 1 vote

A Festa da Polenta é uma tradição, que acontece anualmente na cidade capixaba de Venda Nova do Imigrante; com o objetivo de resgatar um pouco da tradição dos imigrantes italianos e a cultura do Milho; que é amplamente cultivado na região.

A festa engloba culinária e trajes típicos; ambientes que retratam a vida dos imigrantes; danças folclóricas; jogos e brincadeiras; além de shows com artistas regionais e nacionais.

Época da Festa da Polenta

A festa é realizada anualmente no mês de outubro, mas no mês de abril iniciam-se os preparativos, que envolvem o evento, cuja atração atrai milhares de visitantes.

Festa da Polenta (foto http://www.festadapolenta.com.br)

Festa da Polenta (foto http://www.festadapolenta.com.br)

A estrela maior do evento é o Tombo da Polenta, preparada em um tacho, que após a preparação da iguaria, possui aproximadamente uma tonelada, que é servida aos visitantes, com acompanhamento de molho de tomate e queijo.

Atrações da Festa da Polenta

Os descendentes dos imigrantes perpetuam as heranças de seus antepassados e mantêm construções, objetos e tradições, reunidos em um local para visitação tais como:

1-Casa da Nonna, que é uma réplica reduzida, com cozinha, sala e quarto; localizada no lado direito da entrada do Centro de Eventos;

2-Dei Bambini que distribuem flores, informativos e folhetes do evento e de Venda Nova. Os bambinos figuram entre as atrações que mais encantam e emocionam o público;

3-Paiol do Nonno, que possui uma engenhoca que mostra com perfeição, o processo que transforma os grãos de milho em fubá;

4-Tombo da Polenta, atração principal na qual um panelão gigante entorna mais de uma tonelada de polenta, tornado-se a grande atração da Festa;

Pés de Milho

5-Vila Cenográfica, réplica de uma vila italiana, em forma de painéis cenográficos, deu à praça de alimentação um ambiente aconchegante; de encher os olhos de turistas e moradores; além buscar a identidade cultural italiana.

A festa a cada edição atrai mais visitantes, que ficam encantados com a região capixaba, que remete aos ares europeus; além de retratar a vida de trabalho e alegria dos imigrantes que povoaram a bela região.

Outros eventos típicos e festas regionais podem ser acompanhados pelo imenso Brasil; formado pela miscigenação de raça e alegria de vários povos.

Be the first to comment on "Festa da Polenta, tradição da região capixaba de Venda Nova do Imigrante"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.