Puxavante objeto usado desde a antiguidade com múltiplas funções

Puxavante é um pequeno objeto, com aproximadamente trinta cm de comprimento, à base de ferro. O objeto é constituído por uma haste ou cabo, que é fundido a um disco, na qual a pessoa segura; de modo a garantir maior firmeza e agilidade na realização das funções. A parte funcional do objeto é a lâmina bastante afiada, que fica acoplada ao cabo.

Utilização do Puxavante

Ele é usado basicamente para raspar superfícies. Dessa forma, é muito usado pelos calafates,  que são pessoas que cuidam de embarcações de madeira, tampando espaços entre as ripas para evitar a entrada de água para retirada de material incrustado à embarcação.

Ele é usado também pelos ferradores de cavalo, que antes de cravar a ferradura no casco do animal, precisam de fazer a higienização do local, chamada de casqueamento, que é realizada com a ajuda do puxavante.

O objeto é empregado no preparo da rapadura, iguaria que remente à época do Brasil Colonial. Quando a massa que se encontra na tacha está no ponto para ser retirada, ela é depositada em um longo caixote de madeira, chamado de resfriadeira.

Neste local, a massa é continuamente mexida até ficar no ponto de ir para as formas, nas quais a rapadura finalmente adquire sua forma. Contudo, a sobra de massa que fica na resfriadeira endurece muito rápido. Utilizando-se de um puxavante, a pessoa retira as sobras da massa da resfriadeira.

Essa borra é conhecida como “rapa”, que é apreciada pelos produtores de rapadura pelo processo artesanal. Ela também é usada para adoçar o café denominado de “café de rapadura”, que atualmente é difícil de ser encontrado; porém, com interessante valor nutricional, uma vez que a borra da rapadura é rica em ferro, um mineral indispensável à produção de hemoglobina.

Onde encontrar o puxavante?

Ele é encontrado em serrarias, em casas que comercializam produtos agropecuários e nas casas de roça que utilizam o puxavante para diversas funções.

Puxavante

Puxavante

Puxante em uso para retirar massa do tacho

Be the first to comment on "Puxavante objeto usado desde a antiguidade com múltiplas funções"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.