Mané branco,rapadura macia, clara e muito rara

Mané branco,rapadura macia, clara e muito rara, que era muito comum nas fazendas e chácaras que produziam a iguaria em várias regiões brasileiras, nos séculos passados.

Conheça mais o Mané Branco

Você já ouviu falar dessa iguaria? Pois, então, trata-se de um tipo de rapadura, cada vez mais raro de ser encontrado.

O Mané Branco é bem mais macio que a rapadura convencional e seu dulçor é mais acentuado, chegando a “raspar a goela”, como se diz na roça.

Como preparar o Mané Branco?

A produção da iguaria segue os mesmos procedimentos da preparação da rapadura convencional. Somente depois que a massa foi para a resfriadeira (veja matéria sobre preparação da rapadura) é que vem a diferença para a produção do Mané Branco.

A massa a ser utilizada é batida insistentemente, com uma pá de madeira. À medida que vai sendo batida (ou apertada contra as paredes do recipiente que a contém), ela vai adquirindo a coloração mais clara.

O procedimento de amassar a massa com a pá pode levar de 10 a 15 minutos e exige bastante esforço. Isso porque à medida que a massa vai esfriando, vai ficando mais firme e, portanto, mais difícil de ser mexida e amassada.

Quando já está bem firme e quase impossível de ser amassada, a massa é colocada nas mesmas formas de rapadura. Após o completo resfriamento, tem-se uma rapadura macia, clara e muito doce, que agrada o paladar dos amantes da iguaria, que foi estrela em tempos áureos brasileiros.

Onde encontrar o Mané Branco?

Atualmente, é muito raro encontrar a iguaria à venda em feiras e, mais ainda, em mercados. Sua produção está restrita a pequenos produtores de rapadura, que elaboram o produto artesanalmente para o próprio consumo.

Massa de rapadura sendo amassada para produção do mané branco

 

Mané Branco - massa

Mané Branco – massa

 

Mané branco (superior)  e rapadura convencional na forma

Be the first to comment on "Mané branco,rapadura macia, clara e muito rara"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.