Alma-de-gato, um dos pássaros mais misteriosos do Brasil

O Alma-de-gato (Piaya cayana), também conhecido como alma-de-caboclo, alma-perdida e rabo-de-palha, é um pássaro que desperta curiosidade. É uma ave que faz parte da família Cuculidae, cujos integrantes são conhecidos como “cuco”, e seu nome científico confirma isso; visto que significa “pássaro cuco de origem na Guiana Francesa”.

Alma-de-gato (foto: Dario Sanches – Wikimedia)

Descrição

O alma-de-caboclo é uma ave que chama a atenção por sua beleza, que é bastante rara de se ver ao vivo. Possui um tamanho médio em torno de 50 centímetros, e um peso que pode chegar a mais de 120 gramas. Sua plumagem apresenta cor mais amarronzada, sendo a parte do peito mais acinzentada, e sua região ventral bem mais escura.

Uma de suas principais características é sua cauda, que além de ser bastante longa, é preta, com manchas brancas ao final. Além disso, seus olhos são vermelhos, o que atrai ainda mais a curiosidade de muitas pessoas. Todavia, ao contrário de outras aves, tais como o canário-da-terra e o tiê-sangue, o alma-de-gato não apresenta dimorfismo sexual; ou seja, machos e fêmeas são semelhantes a olho nu.

Alma-de-caboclo (foto: Germano Feijó – Wikimedia)

Como vive o Alma-de-gato?

Além de ser uma ave de ampla distribuição geográfica, a qual é encontrada em grande parte da América Latina; é também uma espécie onívora. Desse modo, além de se alimentar de frutos e ovos de outras aves, se alimenta principalmente de pequenos insetos e outros invertebrados. Vale ressaltar ainda que o rabo-de-palha pode caçar lagartixas e pererecas.

No que se refere à reprodução, é comum encontrar essa ave assobiando o dia todo. Além disso, nessa época, é um hábito bastante comum do macho presentear a fêmea com uma lagartixa caçada por ele, de modo a exibir-se para a fêmea. A partir daí, após o período de corte, inicia-se a construção do ninho pela fêmea, a qual põe em torno de 4 ovos; que podem ser chocados tanto pelo macho, quanto pela fêmea. Ao término do período de incubação, que dura 14 dias, os pais se alternam na busca de alimento para os filhotes, até que estes estejam aptos a viverem sozinhos.

Alma-de-gato (foto: https://g1.globo.com)

Curiosidades

Um hábito dessa ave que contribui para que seja considerada um mistério por muitos curiosos, consiste no fato de ser extremamente

sorrateira. Desse modo, é comum compará-la a um esquilo, visto que se movimenta muito rápido. Além disso, ela é capaz de imitar o canto de algumas outras aves, tais como o bem-te-vi; e há uma crença bastante popular de que seu canto está relacionado à morte de quem o ouve.

 

Be the first to comment on "Alma-de-gato, um dos pássaros mais misteriosos do Brasil"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.