Alambique, desde a antiguidade, presente em variadas aplicações

5 (100%) 1 vote

Alambique, é o local utilizado para destilação de bebidas, que remonta à antiguidade, sendo usado primeiramente pelos egípcios por volta de 3.000 a.C.

Ele era ligado a alquimia; prática de caráter místico, que unia ciência e experimentos, com objetivo de encontrar a cura para diversos males.

Evolução do alambique

Os egípcios usavam potes de cerâmica para realizar a destilação de bebidas e infusões de plantas. Mas o artefato passou por diversas transformações e evolução até chegar no cobre.

Composição do Alambique

Em sua forma mais tradicional, é composto por três partes:

Alambique (foto https://alunosonline.uol.com.br/quimica/destilacao-fracionada.html)

Alambique (foto https://alunosonline.uol.com.br/quimica/destilacao-fracionada.html)

-Pote, onde o mosto da bebida é fermentado e aquecido;

-Pescoço de cisne, por onde o álcool evaporado sobe;

-Condensador, onde o vapor de álcool condensa e volta a se tornar líquido.

Ele possui variados tamanhos e com formatos diferentes, cujas especificações, que podem alterar o tamanho do pote, pescoço e até o condensador, irão influenciar diretamente no sabor da bebida produzida. O material de confecção do alambique varia para o produto que será destilado.

Importância do Alambique

Ele foi utilizado durante séculos na experimentação de substâncias e na fabricação de medicamentos para diversas finalidades.

Na fabricação de bebidas ele é utilizado para destilação do uísque e da cachaça, que é uma bebida tipicamente brasileira.

Por volta do século XVI com a cultura em larga escala da cana-de-açúcar, era muito comum encontrar engenhos e alambiques, principalmente na região nordeste do Brasil. Com o  descobrimento do ouro das Minas Gerais, a plantação da cana-de-açúcar e produção de cachaça entraram em decadência; de forma que a cachaça ficou resignada mais à população da zona rural.

Hodiernamente, a cachaça tem conquistado diversos adeptos por causa de sua produção artesanal; e cada vez mais, pequenos produtos procuram organizar alambiques para a produção da água que passarinho não bebe.

Em virtude da procura pela bebida artesanal, a organização de alambiques tem sido mais frequente; além de sua importância ganhar destaque em diversas regiões do Brasil.

Be the first to comment on "Alambique, desde a antiguidade, presente em variadas aplicações"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.