Aranhas e suas teias que embaralham suas presas

5 (100%) 1 vote

As aranhas são animais com 8 patas, destituídas de antenas; amplamente distribuídas pelas regiões tropicais e equatoriais do planeta. 

São encontradas nos mais variados habitats, como telhados, troncos de árvores, copa de pequenas árvores, buracos no solo, no interior de residências…

Com mais de 40.600 espécies descritas, muitas delas são capazes de construir elaboradas teias para captura de alimento.

Teia da Aranha

A teia das aranhas formada é por fios de seda, extremamente resistentes e é produzida por glândulas localizadas no abdômen da aranha.

Curiosamente, há diferentes fios de seda, dependendo da função a que se destinam. Por exemplo, há fios para enrolar a presa; fios para formar a teia propriamente dita e fios de seda para formar os casulos. A construção da teia é algo muito engenhoso, com formação de belos desenhos geométricos.

Para tecer sua teia, a aranha aproveita o vento para que o primeiro fio levado a um ponto, onde fica grudado. Na sequência, a aranha caminha cautelosamente sobre este primeiro fio guia e libera um segundo fio, de modo a reforçá-lo. O processo pode ocorrer várias vezes, até que o fio esteja suficientemente forte. A partir daí, tem-se início a deposição de outros fios que vão dando o desenho da teia.

Na zona rural, é muito raro encontrar uma residência em que não se encontra uma teia de aranha em seu telhado. Bem no alto, normalmente em uma região com a teia mais densa, está o artrópode à espera de sua refeição.

Aranha e sua presa

Aranha e sua presa

Quando qualquer animalzinho gruda em sua teia, imediatamente a aranha o imobiliza e o carrega para a parte mais alta da teia.

Através das quelíceras, aquelas estruturas em forma de pinça na frente; as aranhas injetam veneno e sucos digestivos na presa. Tem-se, aqui, um caso de digestão extracorpórea! Na sequência, as aranhas absorvem o material digerido.

Além da grande importância ecológica (as aranhas consomem de 400 a 800 milhões de toneladas de insetos por ano); as aranhas vêm ganhando interesse na área médica para reconstrução de tecido cardíaco a partir da seda que eliminam.

A seda das aranhas também já vem sendo estudada para a confecção de materiais esportivos, devido à sua elevada resistência e grande capacidade elástica.

Aranha

Aranha

Aranha

Aranha

Be the first to comment on "Aranhas e suas teias que embaralham suas presas"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.