Própolis conhecida desde os tempos mais remotos por causa de seus benefícios

Própolis é uma substância resinosa produzida pelas abelhas que retiram o pólen das flores para fabricação do mel. A resina que sobra do pólen é misturada às secreções das abelhas; que a utilizam para proteção das colmeias de seus invasores, principalmente as formigas.

Própolis

Conhecida como antibiótico natural, ela é utilizada na medicina popular desde os tempos mais remotos para alívio de diversos males, principalmente grifes, resfriados e infecção de garganta.

A substância possui sabor suave sendo adicionada a outras plantas tais como guaco, poejo e mel; sendo popularmente conhecida pelas pessoas das roças e várias regiões brasileiras.

Propriedades da Própolis

De acordo com pesquisas científicas da USP de Piracicaba, realizadas em apiários do sul do Paraná e Santa Catarina, que produzem a própolis orgânica, comprovaram que a substância produz propriedades terapêuticas tais como antioxidante, antibacteriana, anticancerígena e anti-inflamatória.

A pesquisa alerta que a substância deverá ser orgânica, ou seja, sem adição de agrotóxicos ou pesticidas, portanto o consumidor deverá se atentar a tal fato.

Ela é rica em vitamina A e B; além de sais minerais tais como alumínio, ferro, magnésio, cálcio, estrôncio,silício, titânio, bromo e zinco.

Utilização da própolis

A substância atua para alívio de diversos males, principalmente gripes e resfriados. Por causa de sua propriedade antioxidante auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção do envelhecimento precoce.

A forma mais popular de utilizada da substância é adicionada a chás, infusões ou ingerida pura, em pequenas porções. Ela é usada como cicatrizante sendo colocada diretamente sobre os machucados e feridas, após higienização.

Ela é muito popular entre as pessoas da roça, que a utilizam na medicina popular para a cura de vários males, devido à dificuldade de acesso aos hospitais e PSFs.

Onde encontrar?

Ela é encontrada em feiras livres, mercados municipais, sites que vendem produtos naturais e em casas que trabalham com produtos orgânicos.

A medicina popular não substitui o acompanhamento médico, portanto o excesso de plantas ou substâncias em altas doses podem ser prejudiciais à saúde. Na dúvida converse com seu médico de confiança.

Própolis (Foto: //biosom.com.br/blog/alimentacao/10-beneficios-de-propolis-para-saude/)

Própolis (Foto: //biosom.com.br/blog/alimentacao/10-beneficios-de-propolis-para-saude/)

Própolis

Be the first to comment on "Própolis conhecida desde os tempos mais remotos por causa de seus benefícios"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.