Guaco: repleto de propriedades e benefícios para a saúde

Guaco (Mikania glomerata) nativo da Mata Atlântica, é empregado como planta medicinal desde os tempos mais remotos, sendo conhecido por vários nomes populares tais como guaco-liso, guaco-de-cheiro, guaco-cheiroso, guaco-trepador, cipó-caatinga, coração-de-jesus e erva-de-cobra.

Cultivo do Guaco

É uma planta rasteira e arbustiva que cresce em grandes touceiras e com folhas em abundância. As flores são esbranquiçadas e carnosas, dispostas em inflorescência, que atinge até 30 cm de comprimento, preferidas pelas abelhas. Adapta-se a qualquer tipo de solo, mas prefere os solos ricos em nutrientes, rega constante sem encharcamento e pouca luz direta. Propaga-se pela divisão das touceiras, mudas ou sementes. Ele só floresce quando cultivado em locais onde possa receber luz solar direta.

Ela habita  as margens dos rios, crescendo espontaneamente em matas primárias, capoeiras, capoeirões, orla de matas, terrenos de aluvião, várzeas sujeitas a inundações; além de possuir boa adaptação ao cultivo doméstico.

Detalhe da folha de guaco

Folha de guaco – Foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com

Propriedades terapêuticas e benefícios para a saúde

Ele é rico em propriedades terapêuticas tais como broncodilatadora, antisséptica, expectorante, febrífuga, antiasmática, antigripal, estimulante, anti-inflamatória, sudorífica, antirreumática, antioxidante, antidiarreica e cicatrizante.

A planta é rica em cumarina, que é um dos principais responsáveis pelas atividades farmacológicas, o que despertou o interesse de universidades tais como a Unicamp e das indústrias farmacêutica e cosmetológica, que realizam diversas pesquisas com ela.

Ele é amplamente usado na medicina popular, para alívio de tosses, catarros, bronquites, asma e febres.

Além da preparação dos chás, xaropes, extratos e do cataplasma, a planta medicinal também pode ser utilizada na  preparação de cremes e pomadas.

Onde encontrar o Guaco?

Ele é encontrado em feiras livres, mercados municipais, hortas domésticas, em sites que comercializam sementes e mudas de plantas; além de estar presente em diversas preparações em farmácias e drogarias.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Guaco – ramo com folhas jovens. Foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com

Be the first to comment on "Guaco: repleto de propriedades e benefícios para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.